Comflex retoma os trabalhos a partir de negociação

Na reunião da COMFLEX desta quarta-feira, 09, a representação da Assufrgs Sindicato fez um relato sobre o encontro com o Reitor, realizado no dia 03, em que ficaram acertados os seguintes pontos relativos a Flexibilização na universidade:

1) Diminuição de 04 para 03 servidores por turno;

2) Em novembro ocorrerá nova reunião para avaliar a possibilidade de redução para 02 servidores por turno;

3) Ficou confirmada a competência da Comflex para propor alterações na Portaria 3183/2017.

A presidente da Comflex informou que já havia reunido com o Reitor e que não entendeu que a atuação da comissão deveria ser a relatada acima. Diante disso, foi informada de que como a reunião havia sido gravada com autorização do Reitor, a ASSUFRGS confeccionaria a memória da mesma para assinatura por todos os presentes e encaminharia esse documento à Comflex. Também foi reiterada a posição do Reitor no Consun de que é competência da Comflex propor alterações na Portaria. Mesmo assim, a presidente insistiu que o papel da Comflex é meramente de execução.

Os representantes da CIS e da Assufrgs solicitaram que:

1) Fosse agendada uma reunião do pleno da Comflex com o Reitor, e

2) Que os processos de renovação da concessão fossem analisados apenas pelos relatórios previstos na decisão, o do NAU e o da Avaliação de Desempenho.

Nenhuma das sugestões foi acatada pela presidente.

Ficou deliberado à adequação da Lista de Verificação, utilizada pelos membros da Comflex para elaboração do parecer nos processos de solicitação de flexibilização da jornada de trabalho. A partir desse documento será dado andamento a análise dos processos que chegaram a partir da emissão da Portaria 3183/2017.

Na opinião da Assufrgs, um setor que está flexibilizado, funcionando de forma melhor, com usuários satisfeitos, com apoio das Direções e da Comunidade, quando da renovação não necessitaria adequar-se a nenhum novo critério. A renovação deveria se dar de forma automática.