Curso de Formação da Assufrgs inicia estudo das principais obras de Lenin

O Curso de Formação: Introdução ao Marxismo-Leninismo da Assufrgs Sindicato está ocorrendo desde o final de maio e chega agora ao seu quinto encontro, que será realizado no dia 26 de agosto, às 10 horas, na sede da Assufrgs (Avenida João Pessoa, 1392). A partir desta data o curso será voltado inteiramente para as duas principais obras de Lenin: "O Estado e a Revolução' e "O que fazer? Problemas candentes do nosso movimento". 

Desde o início o curso insere-se nas comemorações da Revolução Russa (1917), a maior experiência da luta dos  trabalhadores. Assim, o próximo encontro inciará com o debate de "As três fontes e as três partes constitutivas do marxismo", na qual Lenin apresenta os fundamentos da teoria marxista de forma sintética, porém consequente. Em seguida, debateremos uma das principais principal obra de Lenin: “O Estado e a Revolução”. Escrito no calor do  processo revolucionário que liderava, reflete sobre a teoria  marxista do Estado e o  seu  consequente definhamento e superação por meio da revolução, tornando-se de “novo tipo”.

O líder revolucionário também expõe com acidez as polêmicas com outros segmentos do  movimento operário,como os anarquistas e os oportunistas. A  leitura desta  obra é fundamental para compreender as lições históricas e refletir as contradições do processo revolucionário para avançarmos na construção de uma sociedade sem dominação e exploração de classe e verdadeiramente livre.