Inscrições para curso COSAT da UFRGS ocorrem até o dia 28 de agosto

O Curso de Formação Básica em Saúde e Segurança no Ambiente Universitário com Oficina de Mapa de Riscos tem inscrições abertas pelo portal do servidor. A atividade irá ocorrer no dia 04, 11 e 18 de setembro, e na Faculdade de Veterinária nos dias 25 de setembro e 02, 09, 23, e 30 de outubro, sempre das 13:30 até 17:30. Para técnico-administrativos o curso é válido para progressão funcional por capacitação.

Objetivo Geral: Capacitar servidores docente e técnico-administrativos da UFRGS, com preferência para membros de COSAT eleitos, para compreender e identificar os perigos e riscos nos ambientes e atividades de trabalho e de pesquisa e implementar a ferramenta Mapa de Riscos para nortear as ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Conteúdo Programático:

  • Histórico da Saúde e Segurança do Trabalho
  • Conceitos Fundamentais no Campo da Prevenção;
  • Os Riscos Ambientais característicos da Unidade;
  • Fatores Causais de Acidentes e Doenças do Trabalhador;
  • O Mapa de Riscos Ambientais, Aspectos Teóricos e Práticos;
  • Riscos Biológicos e Riscos Químicos;
  • Elaboração e apresentação do Mapa de Riscos Ambientais.

Público-Alvo: Preferencialmente servidores técnico-administrativos e docentes da ESEFID e FAVET que compõe ou possuem expectativa em compor COSATs nas respectivas unidades.

Ministrante: Gerson Luiz Santos Rocha, Marco Antônio Cabral Niederauer e Pedro Ivo Kalil Gaspar.

Datas e locais conforme abaixo:

  • ESEFID – Sala de Seminários do LAPEX (Lab. Pesquisa do Exercício)

– 04,11 e 18/09

  • Faculdade de Veterinária – Sala de Aula 2

– 25/09, 02, 09, 23, 30/10

Há previsão de outros dois encontros (referentes à oficina de riscos) que ainda serão agendados ao longo das aulas.

Carga Horaria: 40h

Horário: das 13h30 às 17h30

Nº de vagas: 30

Inscrições: até o dia 28/08/2017 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).

Resultado da seleção: estará disponível no dia 29/08/2017 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.

Observações:

– Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. Para docentes em estágio probatório é válido como módulo II do PAAP.

– Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor.  Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, clique aqui.

– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos.

– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.

– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.

Fonte: EDUFRGS