Temer deve enviar MP que aumenta alíquota previdenciária dos servidores federais ainda neste mês de setembro

Deve ficar para o dia 6 de setembro a edição das duas medidas provisórias que vêm sendo preparadas pelo governo de Michel Temer (PMDB) para ampliar os ataques aos servidores públicos. Temer está em viagem à China, de onde retorna no dia 6 para seguir destruindo os direitos dos trabalhadores brasileiros. De acordo com o governo, as MPs são “de muita responsabilidade para um presidente em exercício”, caso de Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, que está interinamente no lugar do presidente.

Uma das medidas provisórias atinge todos os servidores públicos da União, ampliando a alíquota previdenciária de 11% para 14%. Isso ao mesmo tempo em que o governo tenta aprovar uma reforma da Previdência que praticamente acaba com o direito à aposentadoria de muitos brasileiros. A outra MP atinge somente à nós, os servidores do Executivo Federal, suspendendo os reajustes acordados e assinados recentemente, de maneira que o reajuste que ocorreria no primeiro semestre de 2018 será pago apenas em 2019.

Ambas as MPs estão prontas, embora o governo admita, segundo o jornal Correio Brazilense, que são impopulares e enfrentam dificuldades mesmo no Congresso – ou seja, mesmo em um Congresso que vem sendo comprado através de cargos e emendas parlamentares o governo sabe que a pressão popular pode fazer diferença.

Para impedir esses e outros ataques que não param de chegar, é urgente retomar a mobilização nas ruas. Está marcada para o dia 14 de setembro uma grande mobilização nacional, com diversas categorias de servidores públicos realizando paralisações em todo o país. Para discutir a participação dos servidores técnico-administrativos da UFRGS, UFCSPA e IFRS, a Assufrgs Sindicato convoca toda a categoria para a assembleia geral que será realizada nesta terça-feira, 5 de setembro, às 14h, no Auditótio da Faculdade de Economia. Saiba mais aqui.

Fonte: Sintrajufe