UFRGS registra surto de bicho-de-pé no Campus Litoral Norte

Última atualização em 12 de setembro

Nos últimos meses (junho, julho e agosto) foi registrado um surto de bicho-de-pé no Campus Litoral Norte da UFRGS. Segundo o Presidente da COSAT do Campus, Eliomar Vilson Maier, foram cerca de 35 a 40 pessoas infectadas pelo parasita, entre alunos e trabalhadores, segundo ele ”um número bastante considerável”.

Ao ser avisada, a direção do Campus procurou a secretaria de saúde do município de Tramandaí que realizou ainda no final do mês junho aplicação de produtos para combater o parasita. A secretaria recomendou à UFRGS que as aplicações fossem contínuas.

A Administração do Campus informou à COSAT que o uso de um fungicida necessário para o controle do parasita não está contemplado no atual controle de pragas do Campus. “Conversei com alguns colegas técnicos da veterinária da UFRGS que informaram que esse controle deve ser contínuo. Como o tipo de solo e o tempo quente aqui no litoral são propícios para a proliferação do bicho-de-pé este é um combate de médio a longo prazo. Precisamos de cerca de 12 a 15 meses para ter a certeza que a situação não volte a ocorrer”. No ano de 2014, no início da implantação do campus, um surto semelhante já havia ocorrido.

Glória Tavares de Souza, coordenadora de SST da Assufrgs Sindicato, está organizando uma palestra para conscientizar a comunidade universitária sobre o problema. “Queremos também ter um retorno oficial da administração da universidade para que se responsabilize com o controle da infestação. Nem chegou o verão ainda e podemos ter o quadro piorado. Muitos alunos vão às aulas usando chinelos.”, ressaltou.

A palestra informativa sobre Bicho-de-pé irá ocorrer no próximo dia 15 de setembro, às 13h30m no Campus Litoral Norte com a presença da veterinária Sandra Marques, participante da COSAT da Faculdade de Veterinária da UFRGS. Toda a comunidade universitária está convidada a comparecer.