Assufrgs participa de audiência em apoio aos petroleiros nesta segunda

Nesta segunda-feira, às 18h, a Assufrgs-Sindicato participa da audiência pública “Sobre o desrespeito das normas de segurança básica e elementares pela direção da Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP)”. A audiência da Assembleia Legislativa foi proposta pelo Deputado Pedro Ruas e será realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

O sindicato convida todos a estarem presentes e prestarem apoio e solidariedade aos trabalhadores da refinaria. Assim como nós lutamos contra o desmonte da educação pública, os petroleiros de todo o Brasil estão mobilizados para impedir o sucateamento da Petrobras promovido pelo golpista Michel Temer. Esta medida do governo visa liquidar uma das maiores empresas brasileiras, principal financiadora dos grandes projetos de pesquisa nacional desenvolvida nas universidades e centros de pesquisa brasileiro, e assim liquidar nossa principal indústria energética, atacando duramente a soberania brasileira e nos colocando à mercê do interesse dos grandes monopólios imperialistas.

No Rio Grande do Sul, os trabalhadores da Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), em Canoas, travam uma grandiosa luta para denunciar a  redução do número mínimo de operadores na área industrial e a falta de efetivo para a equipe de combate à emergência. Essas mudanças, decididas de forma unilateral pela direção, aumentam o risco potencial de um grave acidente e demonstram o interesse do governo golpista de liquidar com este importante patrimônio de todos os brasileiros.

Já desde o ano passado houve uma redução drástica de efetivo na REFAP devido ao plano de demissão voluntária e não houve reposição de quadros funcionais, sendo que não ocorreram mudanças tecnológicas que justificassem a redução de efetivo operacional. Os petroleiros trabalham com hidrocarbonetos, gases tóxicos, alta pressão e alta temperatura e a falta de efetivo, associada a falta de manutenção, gera um cenário propício para ocorrência de graves acidentes.

A Petrobras é nossa! Foram os brasileiros que com seu suor construíram essa grandiosa empresa e nenhum governo tem legitimidade para desmontá-la, principalmente quando esse desmonte é um objetivo claro de destruir a nossa soberania.

Todo apoio aos petroleiros. A luta em defesa da Petrobras é de todos nós! Participe!