Campus Litoral Norte realizou atividade explicativa para o combate de surto de BICHO-DE-PÉ que atinge a unidade.

No dia 15 de setembro, o campus litoral norte da UFRGS realizou uma palestra pela servidora Sandra Marques, sobre a infestação de Tunga penetrans (Bicho-de-Pé), que ocorre na Comunidade Acadêmica do Campus.

Estiveram presentes no evento a coordenadora de SST, Glória Tavares de Souza, a advogada Sibila Gonçalves, ambas da ASSUFRGS Sindicato, as servidoras Sandra Marques e Luci Mari Jorge, da COSAT/VET e os servidores Eliomar Meier e Joice Flor, da COSAT/CLN.

Após a palestra, que também contou com esclarecimentos sobre carrapato, foi aberto espaço para debates entre os participantes, onde se criou um impasse sobre a permanência de cães soltos no entorno do Campus. Alguns colegas do Campus são resistentes com a possibilidade de manter os cães presos, mesmo sabendo-se que os mesmos são potencialmente transmissores para as pessoas.

O Campus registrou 35 casos de infestação de Bicho-de-Pé, até o momento, entre servidores e terceirizados, sendo que em alguns casos, as pessoas tiveram que se afastar das atividades, por conta da quantidade e da rapidez com que a infestação ocorre. A advogada Sibila esclareceu o que pode ser feito administrativamente, e judicialmente, em relação a Secretaria Municipal de Saúde de Tramandaí, que se eximiu das responsabilidades, alegando ser problema da Universidade, que é da Esfera Federal.

A ASSUFRGS se disponibilizou em auxiliar nas questões de saúde e nas questões jurídicas para resolver este problema, que tende a piorar com a chegada do verão, uma vez que a proliferação dos parasitas se dá mais rapidamente no calor.