Assufrgs realiza trancaço na Reitoria da UFRGS em protesto contra desmonte do ensino público

A manhã desta terça-feira, 03 de outubro, iniciou com o quarteirão da Reitoria da UFRGS trancado para a entrada de veículos. Somente pedestre puderam passar através de um dos portões desta quadra no campus centro. O prédio da Reitoria foi trancado pelos técnico-administrativos durante todo o dia. Várias unidades da UFRGS registraram paralisação total ou parcial como a Matémática, Arquitetura, IGEO, Decordi, Faced, entre outras.

O trancaço fez parte do dia de paralisação das atividades dos técnico-adminsitrativos da UFRGS, UFCSPA e IFRS. A proposta do ato foi conscientizar a comunidade universitária e toda a sociedade sobre os graves ataques que as Universidades e Institutos Federais vem sofrendo do atual Governo Temer, que já sofrem reflexo com a aprovação da emenda 95, que congela o investimento em educação pública federal pelos próximos 20 anos. A crise é agravada também pelo ataque aos servidores federais. Os Técnicos estão sendo ameaçados de perderem o PCCTAE, seu plano de carreira, a partir da criação de uma carreira única para o servidores federais. A iniciativa causará congelamento de salários e benefícios.

Além dos trancaços ocorreram também panfletaços junto à comunidade da UFRGS explicando o motivo pelo dia de paralisação e dialogando com a sociedade. A Assufrgs participou do AlmoçoATO com salchipão, chamado pelos estudante, que ocorreu na hora do almoço em frente ao RU do centro. A proposta foi fazer um protesto para chamar a atenção sobre os ataques às universidades, mas também simbolizando a burocratização para o acesso ao direito e o aumento de preço para os não estudantes nos Restaurante Universitários.

Às 14h ocorreu Assembleia geral da categoria em frente ao prédio da Reitoria. A assembleia lotada contou com a presença de representantes de estudantes, docentes, professores do estado, petroleiros e do MTST. A assembleia APROVOU por unanimidade o calendário de lutas para o mês de outubro, que contará com mobilização dos TAEs em apoio às greves das esferas municipais e estaduais, além de um indicativo de greve nacional da categoria para o dia 23 de outubro. Confira aqui o calendário de atividades.
As falas dos colegas durante a assembleia, apontaram em sua maioria, para uma luta unificada junto aos trabalhadores do estado e do município e da necessidade de derrotar o avanço da extrema direita e das políticas conservadoras no Brasil. Pela defesa do PCCTAE e contra o desmonte das universidades e Institutos Federais. Durante a Assembleia também foi reforçado o apoio ao acampamento do MTST em Porto Alegre, doações de alimentos, utensílios domésticos e roupas podem ser feitas na sede da Assufrgs. Foi também lembrada a morte do Reitor da UFSC, Luís Carlos Cancellier Olivo, com um minuto de silêncio dos colegas presentes.