Categoria aprova estado de greve a partir do dia 23 de outubro

A Assembleia geral dos técnico-administrativos da UFRGS, IFRS e UFCSPA lotou na tarde desta terça-feira, 17, o auditório da Faced e decidiu por unanimidade a deflagração de estado de greve a partir do dia 23 de outubro. A decisão será levada à Plenária Nacional da Fasubra, que será realizada nos dias 20 e 21 de outubro no Rio De Janeiro. A escolha da capital carioca se dá para a participação dos técnicos no ato em defesa da UERJ.

Na última Plenária Nacional, a Fasubra havia decidido por indicativo de greve no dia 23. A Coordenação da Assufrgs entretanto indicou para a assembleia a proposta de um estado de greve, com uma agenda forte de atividades visando a conscientização da categoria sobre a série de ataques ao serviço público e consequentemente à carreira dos técnicos, visando a manutenção da mobilização. A base da Assufrgs também irá levar à Fasubra a proposta de uma Plenária Nacional para deflagar a greve, caso o Governo Federal ponha em prática algum dos projetos que atacam diretamente o serviço público e suas carreiras. A proposta da coordenação foi acatada por todas os colegas que se pronunciaram, e por unanimidade foi aprovada pelos participantes da assembleia.

A atividade iniciou com uma fala de Valdete Souto, Juíza do Trabalho, sobre o PLS 116/2017, recém aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que acabará com a estabilidade no serviço público. “Concretamente o que esse PLS pretende é deixar o servidor refém de seu superior imediato. O servidor não vai poder reclamar de alguma condição de trabalho e terá medo de fazer greve, pois terá receio de uma avaliação ruim. Isso concretamente significa um incentivo do assédio moral, do fim da possibilidade de greve e da redução do quadro de servidores.”, destacou a Juíza.

A assembleia também aprovou a escolha de uma chapa mista de delegados para a Plenária da Fasubra do próximo final de semana. A chapa da Assufrgs conta com Márcia Tavares, Rogério Barbosa, Luci Mari Costa Leite, Laís Camisolão e Nara Costa. Antonieta Xavier irá como observadora e Glória Tavares é suplente.

Durante a assembleia também foi destacada a liberação da primeira parcela da Ação dos Quintos. Clique aqui para saber mais. Ocorreu também o chamado às mulheres da categoria para participar da atividade do GT Mulheres da Assufrgs para a Jornada Internacional das Mulheres Socialistas na América Latina contra o Neoliberalismo, que será realizada no dia 14 de novembro em Montevidéo. O sindicato ajudará as caravaneiras com parte dos custos da viagem. Para saber como participar basta enviar um e-mail para secretaria@assufrgs.org.br.

Estiveram presentes também representantes dos estudantes da UFRGS, dos docentes, via Andes, e dos professores do estado, via Cpers Sindicato.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A GALERIA DE FOTOS COMPLETA