Continua nessa quinta, 19, o ciclo de cinema sobre a revolução russa

Ocorre durante este mês de outubro na Faculdade de Educação da UFRGS o ciclo de filmes e debates “Outubro Vermelho na Faced – os 100 anos da Revolução Russa de 1917”. A inciativa é um parceria da Assufrgs Sindicato com o Andes, Faced e Tramse.

Nesta sessão de quinta-feira, 19 de outubro, também teremos o lançamento do livro “O Horizonte Vermelho”, de Frederico Duarte Bartz, que discorre sobre o impacto da Revolução Russa no movimento operário do Rio Grande do Sul (1917-1920) vem a público em um momento em que o estudo e a reflexão sobre a história do movimento operário se tornam um exercício cada vez mais importante e necessário.

A memória e a história das lutas que se desenvolveram na década de 1910 surgem como um importante legado para todos aqueles que se interessam pelo processo de construção da classe trabalhadora e se solidarizam com suas reivindicações.
– – –

Sergei Eisenstein foi um dos mais importantes cineastas soviéticos, que participou ativamente da Revolução Russa, e posteriormente se decepcionou com a direção tomada por ela. Ele produziu filmes importantes como: Encouraçado Potemkin, A Greve, Outubro, Alexander Nevsky e Ivan O Terrível.

“Outubro” dramatiza o ano que antecede e inclui os eventos em Outubro, que culminaram com o Partido Bolchevique, tomando o controle político e militar da Rússia e criando a União Soviética.

O efeito de montagem utilizado por Eisenstein consistia em diminuir o tempo, que o público tinha para entender a informação de cada cena. Esse procedimento aumenta a tensão da cena, deixando a sequencia mais intensa. Em Outubro, o cineasta também utilizou a montagem intelectual, que é caracterizada pela inserção de assuntos em uma sequência de grande carga emocional.