Nesta sexta, 27, tem PARALISAÇÃO na UFRGS, UFCSPA e IFRS

Esta sexta-feira marca mais um dia de movimento dos técnico-administrativos em educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS. A paralisação de um dia tem como objetivo dialogar com a comunidade, interna e externa das instituições, sobre a atual situação precária vivida pelas Universidades e Institutos Federais de todo o Brasil.

A educação superior pública está com o seu futuro ameaçado devido a redução de orçamento que será destinado à elas. Já os trabalhadores dessas instituições estão enfrentando uma série de projetos que visam precarizar a relação de trabalho entre o Estado e o servidor, o que enfraquecerá ainda mais esses espaços.

Pacote de medidas contra os servidores

Está em curso uma série de projetos que visa precarizar os servidores públicos. Entre eles estão o PDV – Programa de Demissão Voluntária, Medida Provisória 792/2017, que ludibria os servidores com uma falsa promessa de ganho via demissão; o fim da estabilidade no serviço público com demissão por avaliação negativa, PLS 116/2017;

Está em análise no Ministério do Planejamento um projeto que visa o fim das atuais carreiras e criação de uma carreira para o conjunto dos servidores federais. A reestruturação das carreiras do serviço público, destruirá as conquistas e vitórias acumuladas pelos trabalhadores técnico-administrativos em educação nos últimos anos, com muitas lutas e greves. Será o fim do PCCTAE, nosso atual Plano de Carreira. Propostas de novo teto remuneratório e extinção de cargos também estão sendo estudadas pelo governo. O pacote de medidas anunciado nos últimos dias, envolve ainda o aumento da contribuição previdenciária de 11% para 14% para os servidores públicos.

A previsão de lançamento do pacote de maldades contra o funcionalismo público via projeto de lei ou medida provisória, será após a votação da segunda denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra Temer, no Congresso Nacional nos últimos dias de outubro ou no mês de novembro, sem uma data definida.

Assufrgs no dia 27

O dia de luta neste 27 de outubro é um chamado nacional da Fasubra, federação de sindicatos da categoria, e foi deliberado na última plenária nacional realizada no Rio de Janeiro. Da mesma forma foi decidido pelos delegados da Fasubra o dia 10 de novembro como dia de greve nas instituições.

Acompanhando esse movimento nacional, a Assufrgs Sindicato convoca a categoria a paralisar as suas atividades e participar da seguinte agenda de atividades:

08h – Ato para entrega da pauta do Sindicato ao CONSUN

14h – Assembleia Geral da categoria. Local: Auditório da Economia/ Campus Centro UFRGS. Na pauta: Informações sobre como os ataques ao serviço público irão afetar o PCCTAE; Discussão sobre a conjuntura de ataques às universidades; Debate sobre a greve em 10 de Novembro, chamada nacionalmente pela Fasubra.