Aumento da contribuição previdenciária é forte razão para mobilizar no dia 10 de novembro

Charge: Andes-SN

Na última terça-feira, 31, como noticiado aqui no site da Assufrgs, Temer enviou ao Congresso Nacional a Medida Provisória (MP) 805/17 aumentando a contribuição previdenciária dos servidores de 11% para 14%. A medida irá diminuir de forma imediata o salário dos Técnico-administrativos em educação.

Temer ainda mandou cancelar reajustes salariais, inclusive os que já estavam acordados com os servidores. O cancelamento do reajuste tem efeito imediato para cerca de trinta carreiras. Já o aumento da alíquota de contribuição passa a vigorar em fevereiro de 2019 para todos.

O argumento do governo é o de sempre “corte de despesas para o ajuste fiscal”. O que é uma grande mentira, já que o ataque aos servidores foi adotado dias depois de Temer ter perdoado dívidas bilionárias de grandes empresários e banqueiros e de gastar bilhões para comprar o voto de deputados que salvaram o seu pescoço de mais uma denúncia.

A rigor, Temer vem adotando um conjunto de medidas que miram violentamente o serviço público, como o congelamento de investimentos, principalmente em educação e saúde (teto de gastos), o fim da estabilidade do servidor, aumento da terceirização no setor público e um grande pacote de privatizações.

Para Bernadete Menezes, Coordenadora da Assufrgs Sindicato, “a MP 805/17, do Temer, é mais uma razão para uma forte e participativa mobilização dos servidores e da classe trabalhadora em geral no próximo dia 10 de novembro.”

Os técnico-administrativos da UFRGS, UFCSPA e IFRS seguem em estado de greve e construindo um forte dia de paralisação no próximo dia 10 de novembro. A data será um dia nacional de luta dos trabalhadores da iniciativa privada e das três esferas do serviço público, contra a onda de retiradas de direitos, que passa desde a aprovação da Reforma Trabalhista, que entra em vigor nos próximos dias, aos ataques específicos contra os servidores públicos.

Dia 10 de Novembro UFRGS, UFCSPA e IFRS vão parar! Contra o o aumento da contribuição previdênciária, do PDV, da PLS 116/17 (fim da estabilidade) e o desmonte das carreiras do serviço público! Em defesa das Universidades e Institutos Federais!