Reitoria do IFRS diz apoiar pretenção de moção de apoio à GREVE no Consup

Na manhã desta sexta-feira (24), a comissão formada pelos integrantes do CLG Frederico Bartz, Sabrina Clavé Eufrásio, Cristiane Lipp e Izaías Magalhães Quintana foi recebida pelo Reitor em exercício do IFRS, José Eli Santos do Santos, e pelo Diretor de Gestão de Pessoas, Marc Emerim, na Reitoria do Instituto Federal em Bento Gonçalves.

Os colegas Frederico e Cristiane expuseram as pautas da greve dos técnicos administrativos, em especial a reforma da Previdência, e relataram as atividades ocorridas desde o início da greve. Frederico fez um balanço sobre o contexto nacional da greve, relatando a grande adesão das Universidades e Institutos Federais do país.

Em seguida, os gestores, José Eli e Marc Emerim, relataram diversas dificuldades que os Institutos Federais vêm sofrendo junto ao Governo, como problemas de gestão orçamentária e de gestão de pessoas e reconheceram a legitimidade do movimento paredista.

Sabrina Eufrásio mencionou a intenção de aprovar moção de apoio à greve no Consup. O Reitor em exercício e o Diretor de gestão de Pessoas do IFRS, José Eli e Marc, manifestaram apoio à pretensão. Izaías expôs a intenção dos grevistas em negociar a recuperação do trabalho represado ao final da greve. Em resposta, Marc Emerim concordou e expressou que o interesse da administração do IFRS é de que a recuperação do trabalho ocorra da mesma forma negociada das greves passadas.

Os membros da administração demonstraram interesse em manter o diálogo com a Assufrgs durante e após a greve por reconhecerem o interesse comum na defesa da educação pública de qualidade e no fortalecimento da carreira dos técnicos administrativos.