UFRGS afirma que não cortará salário de grevistas, aguardando negociação nacional

No final da tarde desta sexta-feira (01), a Comissão Local de Greve (CLG) da Assufrgs Sindicato esteve reunida com a administração da UFRGS, representada pelo Reitor Rui Carlos Oppermann, a Vice-reitora Jane Tutikian, Vice-Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Vânia Cristina Santos Pereira e o Chefe de Gabinete, João Mello.

A Assufrgs Sindicato informou à Reitoria da UFRGS sobre as vitórias da categoria dos Técnico-administrativos após a Caravana Nacional em Brasília, que em forte ato conseguiu forçar um encontro com o Governo. A pressão dos servidores públicos federais, capitaneados pela greve nacional dos TAEs, rendeu declarações de Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados, que não haveria votos suficientes para por em votação, neste dia 06 de dezembro, a Reforma da Previdência. O Governo estuda votar a reforma ainda no próximo dia 12.

Com sua greve nacional, a Fasubra conseguiu uma agenda com o Ministério do Planejamento e o Ministério da Educação, que deve ocorrer ainda nos próximos 15 dias.

Ao ser informado sobre a negociação aberta nacionalmente entre Fasubra e Governo, a Reitoria da UFRGS informou que até o momento não recebeu do Governo Federal nenhum indicativo de corte de salário dos grevistas da categoria e garantiu que não realizará nenhum corte, aguardando a decisão da negociação em nível nacional.

O Comando de Greve e a Coordenação da Assufrgs Sindicato ressaltam que a declaração da Reitoria da UFRGS deve ser encarada como a possibilidade de reforçar a GREVE da categoria dentro da Universidade.

A notícia foi recebida com palmas na Assembleia da categoria, que decidiu pela manutenção da greve da Assufrgs e calendário de atividades no dia 04 de dezembro e adesão à Greve Nacional no dia 05 de dezembro. Confira aqui o calendário de greve atualizado.