Dia Nacional de Lutas em Porto Alegre é marcado por atos no aeroporto, na rodoviária e no INSS

O Dia Nacional de Lutas contra a reforma da Previdência em Porto Alegre, nesta terça-feira (05), foi marcado por intensas manifestações desde as primeiras horas da manhã. Sindicatos e centrais se encontraram em uma forte manifestação no saguão do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O objetivo foi dialogar com os deputados que viajaram para Brasília na manhã desta terça.

Após o ato no aeroporto, os colegas marcharam em direção à rodoviária de Porto Alegre. A concentração no local ocorreu por volta das 08h, seguida de marcha pela Avenida Mauá, culminando em nova para, em frente a Previdência Social, no centro da cidade, entre o Mercado Público e a Rua Uruguai.

À frente do INSS representantes das centrais, movimentos sociais e sindicatos realizaram falas sobre os ataques do Governo Temer contra os trabalhadores, com retirada de direitos trabalhistas e a tentativa de votar um novo texto para a reforma da Previdência.

Mariane Quadros, coordenadora da Assufrgs Sindicato, caracterizou o movimento em Porto Alegre, como positivo. “Apesar de uma possibilidade de desmobilização, conseguimos fazer um bom dia de luta contra as reformas, mostramos que não desistimos, e que lutaremos até que a reforma seja arquivada. O ato unitário foi importante, vimos o apoio da população, dos motoristas que paravam, apesar do trancaço.”

Sobre os próximos passos da greve da Fasubra, a coordenadora afirmou que é importante seguir reforçando o diálogo com a população. “A greve da Fasubra está fazendo um papel importante nacionalmente, inclusive pautando a luta contra as reformas, mostrando que existe indignação. Para nossa greve acredito ser importante reforçar o diálogo com a população e seguir mobilizando para criar um dia ainda mais significativo que esse e mais unitário”.

A Assufrgs Sindicato tem Assembleia Geral da categoria marcada para esta quarta-feira (06), às 14h, no Auditório da Faculdade de Farmácia.