Reitoria da UFCSPA diz que realizará acordo local de greve, caso a negociação nacional não avance

Na última terça-feira, 12 de dezembro, os representantes da Assufrgs, Mariane Quadros, Gabriel Focking e Andréia Duprat se reuniram com a Reitora da UFCSPA, Lucia Campos Pellanda, a Chefe de Gabinete, Isadora Farias dos Santos, e o Chefe do Departamento de Administração de Pessoas (DAP), Fábio Santos de Souza.

Na conversa, foram tratados os temas relativos à pauta de greve da Fasubra e as atividades realizadas pela Assufrgs. A reitora da UFCSPA compartilhou suas preocupações acerca dos ataques às universidades, incluindo a agressão aos reitores, como a condução coercitiva ocorrida na UFMG. Os presentes falaram sobre o projeto de desmonte dos serviços públicos.

Outros pontos preocupante é a possibilidade de se vetar que a universidade supra necessidades de assistência estudantil, além do que recebe pelo PNAES. Também há rumores sobre inserir a folha de pagamento no orçamento das universidades, o que traria graves consequências.

A reitoria da UFCSPA se mostrou receptiva aos argumentos levados pelos representantes do movimento e colocou-se à disposição para tratar da situação da universidade em um possível evento futuro que a Assufrgs queira promover para a comunidade interna da UFCSPA.

Quanto à negociação dos dias de greve, ficou entendido que irá se aguardar resolução nacional, mas que a Reitoria tem disposição de, se necessário, realizar acordo local de greve que garanta a reposição dos serviços não prestados, sem prejudicar os servidores grevistas.