Desmonte do Ensino Superior é debatido na Arquitetura da UFRGS

Foto: Ramon Moser

Nesta segunda-feira, acontecerá às 18h30min, na Faculdade de Arquitetura da UFRGS, debate sobre a ofensiva de desmonte do ensino superior no Brasil. Em pauta, entram as demissões “em massa” que estão acontecendo em diversas instituições privadas, impulsionadas pela reforma trabalhista, e os efeitos do primeiro ano da PEC do Teto, que congela investimentos públicos por vinte anos.

Estarão reunidos à mesa professores dispensados pela Uniritter na última semana, a professora da casa Wrana Panizzi, que já foi reitora da UFRGS, presidente do CNPq e da FEE, além de Tiago Holzmann da Silva, ex-presidente do IAB-RS (Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento do RS) e conselheiro eleito do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS), e de representantes dos diretórios acadêmicos da UFRGS e da Ritter.

A iniciativa parte da experiência da área de Arquitetura e Urbanismo, mas não se limita a ela. A ideia é discutir conjunta e abertamente com a sociedade e, em especial, com a comunidade universitária, de forma transversal às demais disciplinas e também às instituições públicas e privadas, como a complexa situação que vem afetando drasticamente o ensino superior pode ser enfrentada.

“O momento é de solidariedade e de abertura de um espaço para criação de estratégias para garantir que a graduação e a pós-graduação  não regridam e se depauperem irremediavelmente no país”, afirma Eber Marzulo, professor da Faculdade de Arquitetura da UFRGS e doutor em Planejamento Urbano e Regional. A entrada é franca.