Após a greve: Assufrgs e Reitoria da UFRGS reúnem para tratar sobre retorno aos trabalhos

Na tarde desta quarta-feira, 11, a Assufrgs Sindicato esteve reunida com a Reitoria da UFRGS para tratar sobre o retorno aos trabalhos, após a greve da categoria na Universidade. Participaram do encontro, Charles Almeida e Mariane Quadros, coordenadores gerais do sindicato, e Frederico Barts, Coordenador de Educação Política e Sindical. A UFRGS estava representada pelo Reitor Rui Carlos Oppermann, a Vice-reitora Jane Tutikian, Vice-Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Vânia Cristina Santos Pereira e o Chefe de Gabinete, João Mello.

A Reitoria disse que não houve problemas após o encerramento da greve no dia 18 de dezembro. “Foi muito tranquilo o retorno ao trabalho. Nenhum grande problema foi relatado”, afirmou Tutikian. Vânia afirmou que o Ministério do Planejamento e o MEC não enviaram à universidade nenhum ofício com orientação ou sondagem em relação à greve, diferente do que ocorreu no movimento paredista anterior.

Oppermann ainda garantiu que mantém a decisão tomada na reunião do dia 01º de dezembro, onde afirmou que não realizará nenhum corte, aguardando a decisão da negociação em nível nacional. O encontro entre Fasubra, MPOG e MEC está previsto para ocorrer no dia 19 de janeiro.

O Sindicato ainda aproveitou o encontro para perguntar ao Reitor sobre a possibilidade do horário de verão neste ano na UFRGS. “Vamos tentar construir uma proposta que possa ser avaliada positivamente pela procuradoria. Um dos nossos argumentos é a economia de energia provocada pelo horário de verão dentro da universidade”, afirmou o Oppermann