Nota da Assufrgs sobre o julgamento de Lula no TRF4

O julgamento no TRF4, marcado para o dia 24 de janeiro em Porto Alegre, tem acima de tudo o objetivo político de retirar Lula da disputa eleitoral de 2018.

Muito além da discussão jurídica sobre a inexistência de provas concretas e a fundamentação baseada em convicções, o que está marcado para ocorrer é um julgamento político. Trata-se de mais uma etapa do golpe contra os trabalhadores. Os golpistas estão dispostos a acabar com a democracia para acentuar o projeto de desmonte dos serviços públicos, retirada de direitos trabalhistas, ataque a minorias e avanço da desigualdade.

Defendemos os direitos democráticos duramente conquistados pelo povo brasileiro, e que mais uma vez estão em perigo. Temos críticas ao governo e às posições políticas de Lula, materializadas nas greves e mobilizações que dirigimos contra a política de seu governo. Mas defendemos que o povo deve decidir soberanamente se quer ou não esse presidente ou aquele, não cabendo à justiça impossibilitar candidaturas que não lhe agradam, enquanto tantos corruptos andam livres e ocupam altos cargos, jogando com a vida e dignidade da população.

Coordenação da Assufrgs Sindicato

 

Programação em Porto Alegre 

22 de janeiro

9h – Conferência Internacional dos Partidos de Esquerda, na FETRAFI (R. Cel. Fernando Machado, 820)

18h – Grande ato com juristas em defesa da Democracia (local)

 

23 de janeiro

9h Plenária das Mulheres pela Democracia com Dilma, FETRAFI (R. Cel. Fernando Machado, 820)

14h – Abertura do FSM no Auditório Dante Barone na Assembleia Legislativa

16h – Concentração para Grande Marcha na Esquina Democrática e Ato Cultural

 

24 de janeiro

Vigília e ato público em frente ao TRF4