Vitória da categoria! Assufrgs garante paralisação das atividades no IFRS PoA até parecer técnico liberar uso do espaço

Após o anúncio da paralisação das aulas no campus IFRS Porto Alegre, devido à problemas de infraestrutura no prédio, e no que se refere à prevenção contra incêndios, a Assufrgs Sindicato convocou a categoria de técnico-administrativos do campus para montar uma proposta adequada para as atividades dos servidores durante o período de suspensão.
 
No ofício que divulgou o cancelamento das aulas, a direção-geral do campus informou que as atividades administrativas seriam mantidas, com o funcionamento dos setores em horário reduzido, das 8h às 14h. Após a categoria mostrar preocupação com a situação, já que o prédio apresenta problemas de segurança, foi aberto diálogo junto à direção-geral.
 
Reunidos na manhã dessa quarta-feira (20) os técnico-administrativos, a coordenação da Assufrgs e a assessoria jurídica do sindicato, chegaram ao consenso de um pauta de reivindicação. “Se não há condições de segurança para os estudantes, não há para os técnicos. Por isso solicitamos à direção-geral a interrupção das atividades técnico-administrativas do campus, até que haja um laudo técnico atestando a segurança do prédio, sem risco à integridade física e à vida dos servidores”, afirma Marlise Paz, coordenadora da Assufrgs. 
 
Preocupados com a continuidade do serviço público, os técnico-administrativos também reivindicaram a construção de uma comissão paritária, com membros da administração e servidores, para definir as situações excepcionais em que o acesso ao prédio será permitido, com vistas a salvaguardar o patrimônio público, saúde e integridade física da comunidade acadêmica. Participaram do encontro pela coordenação da Assufrgs Frederico Bartz, André Mortari, Sibila Binotto, Alaor Souza, Rafael Berbigier, Maria Luiza Ramos e Marlise Paz. 
Reunião da coordenação e assessoria jurídica da Assufrgs e grupo técnico-administrativo do IFRS Porto Alegre
 
A pauta de reivindicação foi entregue em mãos, pelo conjunto de técnicos e assessoria jurídica da Assufrgs, ao diretor de ensino Fabio Yoshimitsu Okuyama e ao chefe de gabinete Emmanuel de Bem. A entrega da pauta rendeu um encontro, realizado às 14h, com o diretor-geral,  Marcelo Augusto Rauh Schmitt. As reivindicações foram entregues e acatadas integralmente pelo direção-geral do campus. “É uma vitória da categoria. Já nesta quinta-feira os técnicos estarão reunidos para montar a comissão que irá definir que atividades são inadiáveis. Foi garantido também pela administração que a visita técnica dos bombeiros será realizada entre esta quinta e sexta”, informa Marlise. 
 
Maurício Schmitt também disse que as atividades do IFRS PoA não devem ser retomadas até que os recursos para a implantação do PPCI do campus sejam repassados. A equipe de engenharia do IFRS orçou em R$ 1,2 milhão os recursos necessários para as obras do projeto de adequação. Entendendo que se trata de um caso de urgência, a Gestão do IFRS solicitou à Setec/MEC recurso extra orçamentário para dar início imediato às obras.  
 
O PPCI do campus possui projeto aprovado do Corpo de Bombeiros e encontra-se em fase de implantação. Entretanto, a insuficiência de recursos de investimento impediu a concretização de todas as medidas necessárias no ano de 2018 e, para 2019, o IFRS também não contará com recursos suficientes, considerando o que está previsto no orçamento anual da instituição. Além disso, ainda não ocorreu a liberação integral do orçamento do IFRS, o que inviabiliza a execução das medidas neste momento.
 
Registro da reunião de entrega da pauta de reivindicação da categoria para a administração do IFRS Porto Alegre