Categoria decide por intensificar agenda contra os cortes nas universidades e Institutos Federais

Na quarta-feira (04) ocorreu na Sala 102 da Faced/UFRGS a Assembleia Geral dos Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS, convocada pela Assufrgs Sindicato.

A Assembleia ocorre em meio ao desmonte da educação pública federal, seja através dos desdobramentos da EC95, que culmina na decisão de baixo orçamento para as universidades e IFs em 2020, como também o fechamento de bolsas da Capes, anunciado pelo MEC. Além disso, os resultados das eleições para as reitorias das universidades federais não vem sendo respeitados por Bolsonaro, que indica quem lhe convém para o cargo.

Intensificar a mobilização contra o Future-se e o governo Bolsonaro

Os colegas que participaram da Assembleia Geral demonstraram consenso de que a Assufrgs deve manter a unidade com as representações de professores e estudantes da comunidade da UFRGS, UFCSPA e IFRS. Foi decidido que a categoria deve aderir às mobilizações já anunciadas e construir uma greve geral da educação.

A categoria decidiu integrar as atividades do próximo sábado, dia 07 de setembro. O dia nacional em defesa da amazônia e da educação foi chamado inicialmente pelos estudantes, sendo posteriormente chamado por centrais sindicais e movimentos sociais. Em Porto Alegre, o ato deste dia 07 de setembro, ocorre a partir das 15h no Parque da Redenção.

A manutenção do diálogo sobre o Future-se, também foi tema de debate na Assembleia da Assufrgs. A mobilização de milhares de estudantes e trabalhadores da UFRGS nas últimas semanas culminou em uma sessão aberta do CONSUN no Salão de Atos, resultando em uma importante posição oficial da comunidade universitária da UFRGS sobre os impactos negativos do Programa Future-se. O CONSUN também se posicionou contra o Future-se, ratificando os estudantes e professores. Apesar da vitória, Abraham Weintraub, Ministro da Educação, já prometeu que o Future-se pode entrar em vigor via Medida provisória (MP). É necessário se manter vigilante. A categoria definiu em Assembleia que seguirá propondo que a comunidade da UFRGS, UFCSPA e IFRS realize novas discussões sobre o Future-se e suas ameças à autonomia universitária e à qualidade da educação pública.

Preocupação com as relações de trabalho na UFRGS

Se a conjuntura nacional, política e social, preocupa e pede para que os trabalhadores estejam em mobilização constante, internamente na base da categoria, a situação é bastante complicada com o número cada vez maior de registros de assédio moral no ambiente de trabalho.

A situação se mostra especialmente preocupante na UFRGS, onde a Reitoria escolheu impor uma política de registro de ponto, através de um sistema de login, que a partir de agora será integrado à frequência, podendo ocasionar em corte de salários. A própria UFRGS confirmou que o sistema que interligará o login com a frequência, é falho.

A Assufrgs vem se empenhando para que a Reitoria mude a postura, com seguidos pedidos de negociação, inclusive com pedido de suspensão da interligação, principalmente diante da conjuntura de desmonte da universidade e necessidade de liberdade sindical e democracia dentro dos muros da UFRGS.

Deliberações da Assembleia Geral da Assufrgs, 04 de setembro de 2019

  • moção em defesa de Toda a Forma de Amor
  • moção pelo cumprimento dos acordos de paz da Colômbia pelo governo Ivan Duque
  • adesão ao ato de 7 de Setembro em defesa da educação e da Amazônia.
  • construir greve de 48 Horas da Educação em unidade com docentes estudantes ou apenas da Fasubra.
  • Reunião nas unidades para discutir a greve de 48 horas em defesa da educação.
  • Articular uma assembleia Universitária. Levar para Fasubra a necessidade de unidade com estudantes e docentes para a luta em defesa da educação contra os ataques de Bolsonaro

Eleição de delegados para Plenária da Fasubra

A Assembleia Geral ainda elegeu os Delegados da Assufrgs, que participarão da Plenária da Fasubra, nos dias 14 e 15 de setembro, em Brasília. Foi eleita chapa única com os colegas: José Luís Rockenback “Neco”, Silvo Corrêa, Bernadete Menezes, Maristela Cabral da Silva Piedade e Rui Muniz. Suplentes: Jade Monteiro e Ângela Fernandes da Silva.