Início > Agenda > IA/UFRGS: atividades com entrada franca de 5 a 10 de novembro
IA/UFRGS: atividades com entrada franca de 5 a 10 de novembro

06 de outubro, terça  - MÚSICA

20h: Recital “Música das Cortes Européias”, com Cássio Rafael Caponi (instrumentos de sopro), Fernando Turconi Cordella (cravo) e Fernando Lewis de Mattos (alaúde renascentista e teorba). Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, térreo). Entrada franca.

07 de novembro, quarta
TEATRO
12h30 e 19h30: apresentações do espetáculo teatral ”Lady Macbeth”
, atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS. Local: Sala Alziro Azevedo (Av. Salgado Filho, 340). Entrada franca.

08 de novembro, quinta
12h30: Sarau do IA/UFRGS
. Participantes e programa não informados até o momento. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, térreo). Entrada franca.

até 30 de novembro
ARTES VISUAIS
de segundas a sextas, das 10 às 18h: Exposição “Tendências Contemporâneas 2012 – Instituto de Artes – Módulo 2″
, com obras de artistas formados pelo IA/UFRGS em 2011. Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, 1º andar). Entrada franca.


TEATRO
Espetáculo teatral “Lady Macbeth” realiza temporada nas quartas-feiras de novembro, com apresentações às 12h30 e às 19h30, na Sla Alziro Azevedo. Entrada franca para todas as apresentações.

Evento: apresentações do espetáculo “Lady Macbeth” no Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão. Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS e Departamento de Difusão Cultural da PROREXT/UFRGS
Data e horário das apresentações: quartas-feiras de novembro (dias 7, 14, 21 e 28), às 12h30 e às 19h30 (duas sessões por quarta-feira)
Local: Sala Alziro Azevedo do DAD-IA/UFRGS (Av. Salgado Filho, 340)
Ingresso: Entrada franca

Crédito das fotos: Luciane Pires Ferreira

No dia 7 de novembro, quarta-feira, estreia a temporada do espetáculo “Lady Macbeth” no Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS. Baseado no conto “A gravidez de Lady Macbeth” do escritor paulista Vinícius Canhoto, “Lady Macbeth” desconstrói e reconstrói uma das mais marcantes personagens da dramaturgia universal. A personagem criada por Shakespeare com as cores da força e da ambição desmancha-se nas perturbadas visões do sangue de um rei em suas mãos.

A atriz Ingrid Bonini interpreta Lady Macbeth no espetáculo dirigido por Franciele Aguiar. A temporada de ”Lady Macbeth” é atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS, mostra de teatro universitário aberta ao público que tem como objetivo questionar temas, metodologias, processos e resultados de investigações cênicas. As apresentações acontecem nas quartas-feiras em duas sessões, às 12h30 e às 19h30, sempre com entrada franca.


MÚSICA
Recital “Música das Cortes Européias”, com Cássio Rafael Caponi (instrumentos de sopro), Fernando Turconi Cordella (cravo) e Fernando Lewis de Mattos (alaúde renascentista e teorba), acontece no IA/UFRGS no dia 6 de novembro, terça, às 20h, no Instituto de Artes da UFRGS. Entrada franca.

Evento: Recital “Música das Cortes Européias”, com Cássio Rafael Caponi (instrumentos de sopro), Fernando Turconi Cordella (cravo) e Fernando Lewis de Mattos (alaúde renascentista e teorba)
Data e horário: 6 de novembro, terça, às 20h
Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS
Ingresso: Entrada franca

Na terça, 6 de novembro, 20h, acontece no Instituto de Artes da UFRGS o recital “Música das Cortes Européias”, dedicado à música instrumental de compositores do século 16 ao século 18, incluindo obras de Diego Ortiz, Jacques Hotteterre, Giovanni Sammartini e Georg Philipp Telemann, entre outros.

Participam do recital os músicos Cássio Rafael Caponi (flautas doces renascentista e barroca, chalumeau, clarinete barroco, flautas transversas renascentista e barroca), Fernando Turconi Cordella (cravo) e Fernando Lewis de Mattos (alaúde renascentista e teorba).

Uma das importantes características do florescimento das cortes europeias dos séculos 16 ao 18 foi o patrocínio das artes. Muitas vezes, o que conferia a posição de uma corte em relação às outras era a quantidade de artistas que ali atuavam. O rei francês Luís XIV orgulhava-se de patrocinar a maior orquestra europeia de seu tempo em Versalhes, conhecida como “Os 24 Violinos do Rei”.

Nesta atmosfera cortesã, surgiu o ambiente propício ao desenvolvimento da música instrumental. Durante a Idade Média e em boa parte do Renascimento, os instrumentos serviam apenas para acompanhar ou reforçar as vozes. No final do século 16 e início do século 17 desenvolveu-se a música instrumental idiomática e independente do canto. Foi neste período que surgiram os grandes construtores de instrumentos, dentre os quais se destacam os italianos Stradivari, Amati e Guarnieri. Ainda hoje, os violinos Stradivarius estão entre os instrumentos mais valorizados do mundo.

O recital “Música das Cortes Européias” apresenta algo deste contexto com instrumentos de época. As primeiras peças do recital demonstram a prática de transcrição de música vocal para instrumentos, com as recercadas de Ortiz e as duas versões instrumentais do belo madrigal “Amarilli mia bela”, de Caccini, chegando à música instrumental plenamente consolidada na primeira metade do século 18, representada pela partita de Sammartini e pela sonata de Telemann (inclusive, o termo sonata deriva do verbo italiano suonare, que significa tocar um instrumento).

Outras atividades musicais com entrada franca da semana
08 de novembro, quinta
12h30: Sarau do IA/UFRGS.
Participantes e programa não informados até o momento. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, térreo). Entrada franca.


ARTES VISUAIS
Exposição “Tendências Contemporâneas 2012 – Instituto de Artes – Módulo 2″ permanece até 30 de novembro no Instituto de Artes da UFRGS. Entrada franca.

Evento: Exposição “Tendências Contemporâneas 2012 – Instituto de Artes – Módulo 2″
Visitação: de 1º a 30 de novembro, das 10h às 18h, de segunda à sexta
Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, 1º andar – Porto Alegre)
Ingresso: Entrada franca

Informações: Pinacoteca do IA/UFRGS, fone 33084318, e-mail iapin@ufrgs.br
Fotos: cedidas pelos artistas
Curadoria: Rodrigo Núñez e Patrícia Bohrer

Permanece aberta até o dia 30 de novembro a exposição “Tendências Contemporâneas 2012 – Instituto de Artes – Módulo 2″, que apresenta trabalhos de artistas formados pelo curso de Bacharelado em Artes Visuais do IA/UFRGS no ano de 2011. A mostra reúne obras representantes da linguagem múltipla e híbrida da arte contemporânea. Esta exposição tem como propósito difundir junto a um público ampliado a produção recente gerada no âmbito da Universidade. Participam da exposição artistas como: Andréia Wiest, Gabriela Zilli, Gilberto Menegaz, Gustavo Pflugseder, Isabel Ramil, Letícia Bertagna, Lu Noboa, Maria Eunice Araújo, Maria I. Schwab, Santiago Grillo e Vivian Lockmann. 

Veja também