GT Carreira da ASSUFRGS apresenta histórico das alterações na carreira dos TAEs ao longo dos anos

O GT Carreira da ASSUFRGS realizou a segunda reunião desde a sua retomada, na última terça-feira (27). O encontro teve como objetivo realizar um resgate da luta e conquistas da categoria por melhorias na carreira além de pontuar os ataques como a extinção de cargos, entre outros. No entendimento dos colegas, somente a partir desta visão ampliada se pode aprofundar o debate e traçar o planejamento de uma necessária atualização do PCCTAE, que completa 18 anos e mostra-se defasado em diversos pontos.

A reunião ocorreu em formato híbrido, presencialmente na Sede Centro da Assufrgs. O histórico foi apresentado por Tônia Duarte, que levantou as diferenças entre o PURCE, conquista de greve de 1987 que unificou a gestão dos cargos e carreiras, seja de autarquias ou fundações; passando pelo RJU, em 1990, que tornou nossa categoria em estatutária, porém sem plano efetivo de carreira (apenas cargos e salários); à conquista de greve de 2005, com o PCCTAE e as constantes modificações que diminuíram seu alcance, como aumento da terceirização, extinções de cargos ao longo dos anos, mudanças na aposentadoria, relações e formatos de trabalho, etc.

A íntegra da apresentação do histórico da carreira e outros documentos relevantes para a pauta podem ser conferidos na página do GT -> www.assufrgs.org.br/gtcarreira

Nesta quinta-feira (29), a FASUBRA realizou o GT Carreira Nacional, onde o GT da ASSUFRGS foi representado pelos colegas Silvio Corrêa e Maristela Piedade (titulares) e Rui Muniz e Vivian Ayres (suplentes). As demandas de cada sindicato de base serão compiladas nacionalmente pela federação, que segue cobrando o Governo Federal pela instalação da mesa específica dos trabalhadores das universidades e institutos federais junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O próximo encontro do GT Carreira da ASSUFRGS está programado para ocorrer de preferência em formato presencial, para ampliar o foco e a análise de documentos, na próxima segunda-feira (03), em horário a definir. Todos os colegas estão convidados a participar e contribuir do debate pela melhoria em nossa carreira!