​Carreira em debate no Litoral Norte

Os trabalhadores em greve da Assufrgs estiveram presentes no Campus Litoral Norte para participar do debate sobre o PPCTAE nessa quinta-feira (30). O objetivo foi oportunizar aos técnicos em educação do Litoral, que em sua grande maioria são novos na Universidade, conhecer os principais pontos existentes em nosso plano de carreira.  Estes fazem parte da pauta específica e do aprimoramento da carreira e estão na mesa de negociações com o governo nesta greve.  

A apresentação do tema foi feita por Tônia Duarte, que integra a Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira (CNS) e pelo Coordenador da Comissão Interna de Supervisão (CIS), Sílvio Correa.

A criação e implementação do PCCTAE, as mudanças na aposentadoria e as questões que ainda precisam ser aprimoradas (como por exemplo, o dimensionamento de pessoal, a racionalização dos cargos, o reposicionamento dos aposentados e a volta do step constante) foram alguns dos temas do seminário.

Dentre os pontos em que é necessário evoluir estão a disponibilização de graduação EAD para os TAES; a oferta de vagas para os técnicos nas especializações promovidas pelas Instituições de Ensino onde trabalham (no caso da UFRGS, hoje representam 10%); assim como nos cursos de mestrado e doutorado voltados aos técnicos, em todas as áreas de atuação e não só na área de Gestão Pública. Foi ressaltada ainda a importância de se reconhecer as capacitações realizadas anteriormente ao ingresso na carreira para fins de progressão, como também o aproveitamento de uma segunda graduação ou especialização foi discutido.

Fiquem atentos aos novos encontros sobre carreira e pauta específica quando serão abordados temas como o dimensionamento e matriz de alocação de vagas, programa nacional de desenvolvimento profissional, afastamento para capacitação, debate sobre as 30 horas, entre outros que integram o aperfeiçoamento necessário da carreira.

Para saber mais sobre esses temas, acessem o site da CIS na UFRGS  e o blog jurídico da página da ASSUFRGS.

 

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