25 de Novembro é o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher

A violência contra as mulheres no Brasil mesmo com a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) onde alcançamos alguns avanços, ainda assim, hoje, contabilizamos 4,4 assassinatos a cada 100 mil mulheres, número que coloca o Brasil no 7º lugar no ranking de países nesse tipo de crime.

Dados do Ligue 180 apontam que 77% das mulheres em situação de violência sofrem agressões semanal ou cotidianamente.

 

Origem da data

            Definido no I Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em 1981, em Bogotá, Colômbia, o 25 de Novembro é o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. A data foi escolhida para lembrar as irmãs dominicanas Pátria, Minerva e Maria Teresa conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país  as mesmas foram perseguidas, diversas vezes presas até serem brutalmente assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana.

            Em 25 de novembro de 1991, foi iniciada a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher,que propôs os 16 Dias de Ativismo contra a Violência contra as Mulheres, que começam no 25 de novembro e encerram-se no dia 10 de dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948. Este período também contempla outras duas datas significativas: o 1o de Dezembro, Dia Mundial da Luta contra a AIDS e o dia 6 de Dezembro, Dia do Massacre de Montreal.

            Em março de 1999, o 25 de novembro foi reconhecido pelas Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.

            Convidamos a Categoria para participar do Ato Público do Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, dia 25, terça-feira, às 17h no Largo Glênio Peres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *