Início > Notícias > Acompanhe a mobilização da campanha salarial dos SPFs
Acompanhe a mobilização da campanha salarial dos SPFs

Veja como outras categorias do Serviço Público Federal estão se movimentando em torno da campanha salarial 2014.

 

As entidades do serviço público federal (SPFs) se movimentam em torno da campanha salarial 2014. Desde o lançamento nacional da campanha unificada dos SPFs ocorrida dia 05 de fevereiro, já aconteceram atividades de diversas categorias. A Plenária da FASUBRA já foi noticiada aqui, e tem deflagração de greve para 17 de março pelas pautas específicas dos técnicos. Acompanhe a movimentação do ANDES (categoria dos docentes das universidades), SINASEFE (docentes e técnicos dos IFs) CONDSEF (várias categorias do executivo), e FENAJUFE (servidores do judiciário).

ANDES

33ª Congresso do ANDES-SN realizado em 15 de fevereiro, aprovou apoio a mobilização dos SPFs e um dia nacional de paralisação em 19 de março. Aprovou ainda reunião nacional do setor das Ifes, onde estará na pauta a retomada da greve dos docentes, suspensa em 2012, a greve unificada e a definição das estratégias de luta e negociação. Para ler a íntegra da matéria, clique aqui.

SINASEFE

Boletim do SINASEFE de 15 de fevereiro aponta que a entidade terá reunião da Direção Nacional nos dias 22 e 23 onde estará em debate a construção da greve. A reunião debaterá também o 28° Congresso eleitoral da entidade, que se realizará de 27 a 30 de março. Para ler a íntegra da matéria, clique aqui.

CONDSEF

Nota divulgada dia 07 de fevereiro afirma: “o Ministério do Planejamento se comprometeu a apresentar resposta formal à pauta dos federais antes do carnaval. A resposta será importante para que os servidores possam analisar a partir da postura que o governo irá adotar. A orientação de todas as entidades é promover assembleias por local de trabalho a partir desse mês para discutir os rumos da campanha salarial e definir a necessidade de deflagrar uma greve geral pelo atendimento de demandas urgentes, incluindo aí acordos firmados e ainda não cumpridos pelo governo”. A base do CONDSEF representa 80% dos servidores do executivo. Para ler a íntegra, clique aqui.

FENAJUFE

Em matéria publicada pela FENAJUFE dia 10 de fevereiro, eles informam: “No calendário de lutas, foi marcada uma semana nacional de mobilização para acontecer de 24 a 28 de fevereiro. Ficou indicada, ainda, para 19 ou 26 de março, dia nacional de paralisação, com marcha à Brasília, em conjunto com os servidores públicos federais. A fixação da data depende da definição do Fórum das Entidades Nacionais dos SPFs, que reúne-se no próximo dia 18/02 para fechar a data e a organização da atividade. No dia seguinte a este ato, a Fenajufe realizará sua segunda Reunião Ampliada do ano. A respeito das reivindicações, a Reunião Ampliada ratificou a pauta unificada dos SPFs e aprovou uma pauta específica para o Judiciário Federal e o MPU, onde a busca da reposição das perdas salariais acumuladas desde junho de 2006 é um dos itens em destaque”. Está indicado no título do informe “greve para a primeira quinzena de abril”, mas sem confirmação no corpo do informe.  Para ler a íntegra, clique aqui.

Panorama atual

Chegamos a segunda metade de fevereiro e a única entidade que deflagrou greve é a Fasubra. As outras categorias dos SPFs estão debatendo em seus fóruns essa possibilidade, mas ainda não há definições. A Fenajufe indica greve para a primeira quinzena de abril, embora não a tenha aprovado.  Há um consenso, no entanto, de que a falta de uma política salarial justa é um grande problema e há a necessidade  da definição de uma da data base e da realização de negociação coletiva que reduza o ciclo de greves intermináveis e sem resultados efetivos das categorias dos SPFs.

Um comentário para "Acompanhe a mobilização da campanha salarial dos SPFs"

  1. talvanis vinicius martins fevereiro 18th, 2014 16:44 pm Responder

    Pensionista tambem sera beneficiado ou nao

Deixe seu comentário

Veja também