Início > Notícias > Adicional de risco para vigilantes de campus universitários passa na CAS
Adicional de risco para vigilantes de campus universitários passa na CAS

Vitória! Cabe ressaltar que este processo teve seu início na ASSUFRGS.

Projeto que autoriza o Poder Executivo a instituir adicional por atividade de risco para os vigilantes de instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica foi aprovado nesta quarta-feira (31) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A proposta recebeu decisão terminativa na comissão.

Em seu texto inicial, o projeto de lei do Senado (PLS 179/2008), de autoria do ex-senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), previa adicional a ser fixado entre 50% e 100% do vencimento básico. No entanto, a relatora na CAS, senadora Ana Amélia (PP-RS), considerou “excessivo” esse percentual e fixou o valor nos mesmos termos dos adicionais de periculosidade e de insalubridade, ou seja, 30% da remuneração básica.

A senadora ainda apresentou emenda ao projeto inicial para deixar claro que o pagamento do adicional é cumulativo com as demais vantagens recebidas e devido apenas ao trabalhador que efetivamente se exponha a risco.

- Hoje, nos campos, universitários, a gente vê problemas não só com os vigilantes, mas com os próprios alunos e professores – observou Ana Amélia, ao ressaltar a importância de medidas que preservem a segurança.

Ao justificar a proposta, Zambiasi argumentou que o aumento da criminalidade e da violência nas cidades brasileiras exige que o vigilante atue em situações perigosas. Como observou, apesar de os vigilantes serem encarregados de manter a segurança de alunos, professores e funcionários nos campi universitários, a legislação não permite que eles detenham ou prendam infratores, ação que cabe à Polícia Militar. Além disso, informou ele, esses profissionais não são autorizados a portar arma de fogo para cumprir sua atividade ou para segurança pessoal.

Agência Senado

2 comentários para "Adicional de risco para vigilantes de campus universitários passa na CAS"

  1. Marcio Szuberski novembro 3rd, 2012 12:14 pm Responder

    Venho a cumprimentar principalmente, a todos os colegas que estão nessa árdua luta a mais de 3 anos, e que tinham contra si, descrédito, desconfiança , pessimismo, e que, com muito trabalho e perseverança, provaram aos céticos e aos invejosos, que quando se tem razão e pessoas interessadas em defender os interesses de qualquer categoria, vale a pena lutar e seguir adiante. Parabéns aos nossos colegas e que sirvam de exemplo a vários outros. Abraço

  2. RUTE PEREIRA DE SOUZA julho 25th, 2013 00:49 am Responder

    Meus Parabéns por termos vencido, meu muito obrigado em nome de todos que fazem a segurança da UFPE.

Deixe seu comentário

Veja também