Alunos ocupam Reitoria da UFCSPA, contra retrocessos no ambiente acadêmico

Na tarde desta quinta-feira estudantes da UFCSPA ocuparam a Reitoria da Universidade. O Movimento é contra os retrocessos na área da educação apontados pela PEC 241, que deve ser votada em segundo turno no próximo dia 24 de outubro em Brasília.

O Movimento também luta contra retrocessos internos. A reitoria da UFCSPA tem atuado silenciosamente para reduzir o Espaço de Convivência conquistado através das lutas estudantis de 2010, após apenas dois anos de utilização. O espaço que já contava com estrutura precarizada, como ausência de encanamentos, atualmente já não dá conta da população de estudantes, técnicos-administrativos e terceirizados que o utilizam para tentar contornar a ausência de estruturas fundamentais em uma universidade federal, como o restaurante universitário. Adjacente ao espaço de convivência estão dois pequenos depósitos, também insuficientes para os diversos materiais necessários para o desenvolvimento das atividades das Atléticas Desportivas, e uma sala de reuniões com armários para armazenamento dos materiais dos diversos centros acadêmicos que estão organizados na UFCSPA.

A alteração na configuração espacial do Espaço de Convivência e dos espaços organizativos estudantis disponíveis para quase dois mil estudantes e sua subsequente redução de área surge para a criação de uma rampa de estacionamento e o aumento de uma dúzia de vagas de carro para professores. Afirmamos que a redução dos espaços citados fere os valores institucionais acordadas pela própria reitoria em Consun, como Responsabilidade Social e Ambiental, Valorização das Pessoas, Credibilidade enquanto Instituição e Transparência nas Ações.

A criação de novos cursos e o aumento previsto da população universitária na UFCSPA são alguns dos argumentos que demonstram que a redução do Espaço de Convivência e dos espaços organizativos estudantis, que já se mostram insuficientes para a atual demanda, é uma ação que vai na contramão das necessidades da Comunidade Acadêmica. É necessário, na realidade, um aumento desses espaços para possibilitar a integração dos diversos cursos presentes da universidade que, apesar de apresentar muitos elementos comuns em seus currículos, estão segregados por uma grade curricular inflexível, assim como propiciar a auto-organização dos estudantes nas dimensões culturais, científicas e sociais.

O movimento estudantil da UFCSPA convoca a comunidade acadêmica para lutar contra a redução do espaço de convivência e dos espaços organizativos estudantis! Direitos não se negociam!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *