Aposentados querem reajuste de 11,7% para benefícios acima do piso

Representados por dirigentes sindicais, aposentados devem reunir-se na próxima segunda-feira (7) com o presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), e com o relator da comissão, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), para discutir aumento real de salários para o segmento.
Os deputados Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (PDT-SP) e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) apresentaram emenda ao Orçamento de 2012, em propõem reajuste de 11,7% aos aposentados que ganham acima do salário mínimo – R$ 545.
Com instrução do governo, Chinaglia manifestou-se contrário à emenda, argumentando que deve ser trabalhada hipótese de os efeitos da crise atingirem o país.
A emenda fixa que o reajuste corresponderá a 80% do Produto Interno Bruto (PIB) mais a inflação do período, o que corresponde a 11,7%. Caso a proposta não seja aceita no relatório, Paulinho, Faria de Sá, e o senador Paulo Paim (PT-RS) devem tentar levá-la a discussão no plenário.
Existe outra proposta de aumento de aposentadoria feita pelo deputado Marçal Filho (PMDB-MS), de 13,61%, acima da inflação. O relatório preliminar do orçamento contempla estimativa de R$ 26,1 bilhões, que, segundo os sindicalistas, cobriria o aumento.
Os aposentados organizam, para a próxima terça-feira (8), um protesto em Brasília contra as posições governistas para a desaposentadoria (pedido de revisão da aposentadoria após um período para que o cálculo contemple novas contribuições), como o retorno de pecúlio e o fim das contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
(Fonte: Rede Brasil Atual)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *