Árvore de 50 anos será removida na UFRGS devido a possibilidade de racha e desabamento.

A ASSUFRGS participou na manhã desta quinta-feira, 17, da reunião com a Diretora da SUINFRA/UFRGS Meio Ambiente e Licenciamento, Andréa Loguercio, do Campus Vale.

A pauta da reunião foi a interdição do acesso ao pavilhão da Enfermaria de Grandes Animais do Hospital de Clínicas Veterinárias, no último dia 15. A interdição ocorreu devido a possibilidade de racha na estrutura de uma árvore, da espécie Figueira, que tende a cair sobre os dois prédios do HCV, afetando o pavilhão de bovinos, a sala de professores, o almoxarifado e o ambulatório da CGA.

 Segundo a diretora Andréa Loguercio, que fez o primeiro diagnóstico da situação, estima-se que a árvore tenha pelo menos 50 anos, e contraiu um fungo (Xantomonas), que suga a seiva da árvore, deixando-a gradativamente oca por dentro. Essa situação coloca a possibilidade de a árvore partir ao meio num período mínimo de dois anos. Além disso, este processo na Figueira resultou em vários canais de entrada de cupins, levando à falência da espécie.

Conforme o Engenheiro Agrônomo da SMAM, Paulo Fialho, a Figueira é imune a lei de corte, e a partir do estado crítico do caso, autorizou a solicitação de poda radical da árvore.

 Ficou encaminhado de fazer a remoção de sete indivíduos da Figueira, localizados na copa da árvore, que tem ocasionado excesso de peso, realocando-os em local seguro, nas proximidades do Arroio Dilúvio dentro da UFRGS. Três figueiras ficarão na base do tronco, e a previsão de execução será para a próxima semana, levando dois a três dias para a conclusão do trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *