Início > Notícias > Assembléia da Assufrgs decidiu pela manutenção do feriado do Dia do Funcionário Público
Assembléia da Assufrgs decidiu pela manutenção do feriado do Dia do Funcionário Público

Este tema foi muito debatido na assembléia realizada pela Assufrgs no dia 8/10. O Dia do Funcionario Público simplesmente foi excluído do calendário de feriados da universidade. O Ministério do Planejamento antecipou o Ponto Facultativo, para o dia o 26 (segunda-feira), porque cai numa quarta-feira. Porém devido aos 15 dias de paralisação por causa da gripe A, [...]

Este tema foi muito debatido na assembléia realizada pela Assufrgs no dia 8/10.
Dia do Funcionario Público simplesmente foi excluído do calendário de feriados da universidade. O Ministério do Planejamento antecipou o Ponto Facultativo, para o dia o 26 (segunda-feira), porque cai numa quarta-feira.
Porém devido aos 15 dias de paralisação por causa da gripe A, o CEPE  decidiu e o Reitor assinou uma portaria, não garantindo o direito dos funcionários ao feriado, porque as aulas de segunda-feira já estão muito prejudicadas. Os servidores argumentaram que neste período eles trabalharam inclusive se expondo ao risco da gripe, que somente as gestantes, os estudantes e os professores não trabalharam.
A assufrgs têm recebido diversos questionamentos dos colegas técnicos-administrativos indignados com esta posição da Reitoria e do CEPE, além dos presentes na Assembléia, que decidiram que a Assufrgs irá encaminhar um ofício ao Reitor pela manutenção do feriado. Pode ser num outro dia, pois se é ponto facultativo pode ser  inclusive na quarta-feira (28) . Conforme a resposta a Assufrgs pretende realizar algum tipo de mobilização neste dia.
As intervenções deixaram claro que o Dia do Funcionário Público é mais um direito que estão retirando dos servidores públicos. Segundo as últimas pesquisas do IPEA o índice de produtividade do setor público vem aumentando e inclusive está acima da iniciativa privada.
Portaria do Reitor regulamenta os dias letivos (02/10/2009)

Em virtude do adiamento do início do segundo semestre letivo em razão da gripe H1N1, o Reitor da UFRGS assinou a Portaria 5053,de 1º de outubro de 2009, regulamentando alterações no calendário acadêmico. Os dias em que não haverá aulas e nem expediente administrativo na Universidade são: 12/10 – Nossa Senhora Aparecida, 02/11 – finados, 15/11 – Proclamação da República, 24/12 – Após as 14 h – Véspera de Natal, 25/12 – Natal e 31/12 – Após as 14 h – Véspera de Ano Novo.

 

Veja também