Assembleia define ato contra intervenção da BM na UFRGS

Os servidores em greve da UFRGS, UFCSPA e IFRS-POA em greve realizaram assembleia, na tarde desta quinta-feira, 24, no RU do Campus do Vale. A Assembleia teve início com relato do Encontro Jurídico sobre a greve realizado em Brasília, na última semana. A Assembleia, também, contou com a presença e saudação de Luis Henrique, Diretor de Formação Sindical pela CUT-RS e de Wenceslau Machado, trabalhador da Carris e diretor nacional da Intersindical, que prestaram solidariedade à greve dos TAES.

 Os trabalhadores técnico-administrativos seguiram com os Informes Nacionais na leitura do Informe de Greve da FASUBRA. Segundo o informe, os técnicos de 37 entidades no Brasil estão em Greve. Apenas quatro instituições ainda não deflagraram adesão à greve da FASUBRA. Foi informado, ainda, sobre a caravana e acampamento em Brasília, nos próximos dias 6 e 7 de maio, com caminhada em conjunto aos Servidores Públicos Federais para exigir negociação efetiva com os SPF’s.

Greves Nacionais

O Sinasefe entrou em greve, nesta semana, se somando à pauta dos Servidores Públicos Federais. O Fortalecimento da luta dos servidores públicos está cada vez mais alto, e dia 29 já há indicativo de deflagração de greve dos servidores públicos da Justiça Federal. A Condsef também está discutindo entrada no movimento grevista nacionalmente, bem como o ANDES que tem realizado plenárias pelo país para dar continuidade à greve de 2012.

 

SPF’s

Nesta sexta-feira (24) haverá reunião do Fórum Gaúcho dos SPF’s, no Sintrajufe, para construção de ato conjunto em Porto Alegre, no próximo dia 29.

 

Informes Locais

Os trabalhadores técnico-administrativos debateram a ação repressiva da Brigada Militar, que entrou no Campus Olímpico da UFRGS, na madrugada do dia 19, reprimindo estudantes que participavam no 98º encontro do Conselho Nacional de Entidades de Estudantes de Enfermagem. A ASSUFRGS solicitou audiência com a Reitoria sobre o assunto, no entato foi negada. Nesse sentido, os servidores aprovaram ato em frente à Reitoria da UFRGS, nesta sexta-feira (24), às 8h, na reunião do CONSUN. No IFCH, foi informado que metade dos trabalhadores estão em greve, e na biblioteca há dois. Foi relatado, também, a Avaliação de Desempenho na UFRGS, em que os servidores estão sendo perseguidos através deste mecanismo.

CECLIMAR

Os servidores relataram a atividade de envelopamento do IFRS-POA, UFCSPA e Ceclimar (Campus Imbé). Na quarta-feira (23), os TAES em greve foram até o Campus Ceclimar para conversar com os servidores, e realizar atividade de confraternização da Greve. Os servidores realizaram entrevista para a Rádio Litoral Jovem Pan  AM e puderam explicar ao conjunto da cidade as reivindicações da categoria. Após entrevista, os trabalhadores foram recebidos pelo Vice-Prefeito de Imbé Luis Henrique Vedovato que parabenizou a greve da UFRGS, UFCSPA e IFRS-POA. Na volta para Porto Alegre, os servidores realizaram panfletagem à sociedade em Tramandaí e puderam conversar com a população sobre a expansão da Universidade frente à precarização e achatamento dos salários dos TAES nas Universidades.

 

Encaminhamentos

A Carta em repúdio à ação da Brigada Militar no Campus Olímpico foi aprovada em Assembleia, que pode ser lida clicando aqui.

A mobilização em repúdio a este evento foi aprovada, com concentração nesta sexta-feira, às 8h, em frente ao Prédio da Reitoria. Após, os servidores realizarão o envelopamento do Campus Centro.

Os representantes que estão no Comando Nacional de Greve, em Brasília, foram ratificados e referendados a manutenção no CNG, em Assembleia: Alexandre Bastos, Eva Souza e Frederico Bartz.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *