Assufrgs homenageia companheiros falecidos em acidente no V CONSINTEST

Familiares, amigos, colegas de trabalho e companheiros  dos 13 trabalhadores técnico-administrativos da UFRGS participaram de homenagem (21/11/14) à memória destes lutadores, que faleceram em trágico acidente no retorno do V CONSINTEST, em 21 de novembro de 1994. O ato/homenagem foi realizado no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além dos presentes acima citados, a mesa de abertura contou com os coordenadores Mauro dos Anjos, José Luís Rockenbach (Neco); Rui Muniz; Wrana Panizzi, ex-reitora da UFRGS; e o atual Reitor Carlos Alexandre Netto.

Rui Muniz abriu o evento, com muita emoção ao citar o nome dos 13 colegas no acidente, porém saudando a todos os presentes. Pediu que o colega José Luís Rockenbach (Neco) desse continuidade a homenagem. Neco ressaltou que o espírito desta homenagem não é apenas mero protocolo, e sim um reviver e repensar dos companheiros que construíram nossa luta. “Eles foram precursores das retomadas das lutas na década de 1980, passando para a retomada da luta na Assufrgs” e completa “Referenciar a memória deles nos traz aprendizado”, disse o Coordenador.

 Wrana Panizzi, reitora da UFRGS na época do acidente saudou aqueles que na luta entregaram sua vida, e que o momento é de relembrar aquilo que os colegas colocavam e a luta que temos de todos nós. “Estamos aqui para homenagear aqueles que souberam ser servidores, cidadãos, e souberam agir”, finalizou Wrana.

O atual reitor da UFRGS Carlos Alexandre Netto, salientou a importância de reconhecer as pessoas que fizeram parte da história da UFRGS no cotidiano, e afirmou que os companheiros fazem falta na construção não somente da Universidade, mas do movimento sindical. “Estamos aqui para referenciar a memória positiva, o que aquelas pessoas contribuíram para a universidade e o movimento sindical”, expressou o Reitor. Carlos Alexandre Netto, ainda, parabenizou a Comissão e a Assufrgs pelo ato “pela grandeza da homenagem, pois isso faz a grandeza das pessoas”, completa.

 Após abertura, a cerimônia seguiu com a leitura da homenagem e os dois projetos que a Assufrgs está encampando em memória dos 13 colegas: Nome de ruas, o projeto visa dar nomes às ruas de acesso interno da Universidade com o nome dos colegas homenageados – de acordo com os locais de trabalho onde atuavam; e, Técnico-administrativo Emérito, projeto cujo objetivo é conferir título de técnico-administrativo emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para a memória do conjunto da Universidade. Este último deve ser levados pelos conselheiros ao CONSUN. Ambos projetos foram aprovados por aclamação durante o ato.

O Técnico-administrativo e aluno do curso de graduação em Música Popular da UFRGS Francisco Gomes e, o também também aluno de graduação em Música Popular Jaer Moraes, realizaram apresentação musical, embalados sob a melodia da música Até Quem Sabe, de composição de João Donato. Ao fundo, fotos dos homenageados em  atividades do movimento sindical foram exibidas para os familiares, amigos, colegas e companheiros de luta.

 

 O espaço, então, foi aberto ao público para depoimentos sobre os companheiros, que relataram experiências pessoais, de trabalho e sindical com os mesmos.

 

*Colegas homenageados:

 

Alfredo Baptista D’Andrea

Anna Rachel Vernet Taborda

Antenor Marques dos Santos – Pantera

Carla da Costa Pinto

Dieter Teske

Dorvalino de Oliveira Ribas

Edivaldo Machado de Souza – General

José Zuffo Neto

Lídia Castilhos Ardohain

Luis Ely de Almeida Sá Brito

Milton Juarez Astirraga – Miltão

Nilo Rodrigues

Raul Fernando Zeni – Peninha

Veja algumas fotos da homenagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *