ASSUFRGS realiza marcha no Dia Nacional de lutas – 25/nov

 Publicado em 25/11/2016

O Dia Nacional de lutas em Porto Alegre iniciou com trancaços em diversas avenidas de Porto Alegre. Por volta das 6h da manhã técnicos administrativos e estudantes do Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bloquearam a avenida Bento Gonçalves em protesto. Houve também protestos das centrais sindicais na avenida Mauá, próximo a rodoviária de Porto Alegre, e entre a avenida Paulo Gama e Sarmento Leite. Na ocupação do Direito da UFRGS ocorreu uma aula pública sobre polícia e política. 

Estudantes da Pontifícia Universidade Católica do (PUCRS) também protestaram desde cedo na avenida Ipiranga, conversando com motoristas e passageiros de transporte público sobre a PEC do governo Temer e o pacote apresentado pelo governador José Ivo Sartori nesta semana. 
 
ASSUFRGS convocou marcha em direção à Praça da Matriz
A partir das 12h os técnico-administrativos em educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS se concentraram em frente ao barracão de greve, no Campus Central da UFRGS, para um salchipão. A concentração saiu em caminhada às 15h30m em direção à Praça da Matriz, onde servidores do estado protestavam contra o Governo Sartori. Estudantes e docentes da universidade também se juntaram na caminhada.
 
 
A marcha trancou as ruas do centro como Osvaldo Aranha, João Pessoa, Salgado Filho e Borges de Medeiros. Os colegas aproveitaram a caminhada para dialogar com a sociedade ao entregar panfletos que explicam as consequências negativas da PEC 55, que deve ser votada em primeiro turno no Senado no dia 29 de novembro. 
 
Ao chegar na Praça da Matriz ASSUFRGS mostrou solidariedade aos servidores estaduais.
A partir das 18h, a marcha da ASSUFRGS se uniu aos estudantes, movimentos sociais, lideranças sindicais e representantes de diversos setores da sociedade que iniciavam a concentração na Esquina Democrática para ato unificado contra a PEC do governo Temer e o pacote de medidas anunciado esta semana pelo governador José Ivo Sartori.
 
Estudantes e mulheres foram os protagonistas do Grande Ato que reuniu 15 mil pessoas nas ruas de Porto Alegre.
 
Confira a galeria de fotos da marcha da ASSUFRGS:

Confira a galeria de fotos do Grande Ato Unificado: