Início > Notícias > Ato pró-cotas raciais reúne entidades na ABI
Ato pró-cotas raciais reúne entidades na ABI

Um ato em defesa da Lei de Cotas e do Estatuto da Igualdade Racial, realizado ontem na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio, reacendeu a polêmica sobre as cotas sociais.

Um ato em defesa da Lei de Cotas e do Estatuto da Igualdade Racial, realizado ontem na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio, reacendeu a polêmica sobre as cotas sociais. No encontro, representantes de cerca de 50 entidades ligadas ao combate ao racismo saíram em defesa da reserva de vagas para negros e descendentes e criticaram as cotas com base somente na renda.

- Não queremos que se tire o enfoque da questão racial. A cota social é um engodo. Engodo porque não atende à questão dos negros na sociedade brasileira. Nós não temos que ter medo de dizer que no Brasil tem racismo – disse o representante da Coordenação Nacional da Entidades Negras (Conen), professor Ivanir dos Santos.

Um dos objetivos do ato foi divulgar o manifesto a favor da Lei de Cotas e do Estatuto entregue em julho aos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Os projetos, que tramitam no Congresso, só serão votados na próxima legislatura.

Fonte: Jornal O Globo

Veja também