Início > Notícias > Belém Expandida amplia participação mundial no FSM 2009
Belém Expandida amplia participação mundial no FSM 2009

O FSM inaugura, em 2009, uma nova modalidade de participação de entidades, movimentos e organizações da sociedade civil. Será um território virtual que está sendo construído para abrigar iniciativas descentralizadas pelo mundo.O Belém Expandida será um território virtual que está sendo construído para abrigar iniciativas descentralizadas e conexões com o território amazônico. A idéia é [...]

O FSM inaugura, em 2009, uma nova modalidade de participação de entidades, movimentos e organizações da sociedade civil. Será um território virtual que está sendo construído para abrigar iniciativas descentralizadas pelo mundo.

O Belém Expandida será um território virtual que está sendo construído para abrigar iniciativas descentralizadas e conexões com o território amazônico. A idéia é possibilitar a participação de entidades que não poderão estar presentes em Belém, promovendo a troca de experiências, a construção de convergências e o fortalecimento das alianças.

Qualquer organização, movimento, grupo ou entidade em qualquer parte do planeta poderá inscrever e realizar uma atividade na sua própria cidade ou país, podendo estabelecer conexões com outras atividades do FSM 2009.

Os momentos de interconexão entre as atividades poderão ser feitos através da internet (em chats de texto, áudio ou videoconferências), ou utilizando outras formas de comunicação (transmissões de rádio, cartas e outros).

De outubro de 2008 a janeiro de 2009, as organizações que inscreverem atividades nesta modalidade serão estimuladas a buscar parceiros para as suas conexões, bem como serão convidadas a compartilhar o espaço de visibilidade e uso comum para as interconexões no território físico do FSM, em Belém.

Os participantes das atividades de Belém Expandida podem utilizar o site OpenFSM para buscar parceiros para as suas conexões, localizar organizações semelhantes em outros países e construir convergências antes, durante e depois do FSM 2009. Recomendamos uma visita ao espaço Club Belem Expanded no OpenFSM – http://openfsm.net/projects/club-belemexpanded -, que pretende reunir os organizadores das atividades descentralizadas e facilitar os momentos de interconexão.

Além disso, um grupo de trabalho FSM 2009-Interconexões – http://openfsm.net/projects/fsm2009interconexoes – irá facilitar a preparação das atividades, fornecer apoio técnico, organizar e divulgar a agenda de interconexões.

As inscrições de atividades para Belém Expandida poderão ser feitas através da ficha que estará disponível no site www.fsm2009amazonia.org.br. As atividades que de Belém Expandida que acontecerão fora do território físico do FSM 2009 estão isentas de taxa de inscrição

Veja também