Início > Notícias > Câmara aprova reserva de 20% de vagas para negros em concursos públicos
Câmara aprova reserva de 20% de vagas para negros em concursos públicos

De acordo com o projeto proposto pelo Executivo, a reserva vai durar dez anos e começará a valer após a aprovação do texto pelo Senado e a sanção presidencial.

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (26) o projeto de lei que reserva 20% das vagas em concursos públicos da administração direta e indireta da União a candidatos negros. Foram 314 votos favoráveis, 36 contrários e seis abstenções. De acordo com o projeto, a reserva vai durar dez anos e começará a valer após a aprovação do texto pelo Senado e a sanção presidencial. O projeto, apresentado pelo Executivo, segue agora para apreciação dos senadores.

Hoje pela manhã, o projeto tinha sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, depois de ter sido discutido durante toda a tarde de ontem (25) e parte da manhã de hoje. Antes da votação em plenário do texto principal, os deputados rejeitaram duas emendas ao projeto, que estendiam a reserva de vagas aos cargos em comissão da esfera federal e subdividiam a cota, nos concursos públicos, entre os que estudaram em escola pública e privada.

Fonte: Iolando Lourenço – Repórter da Agência Brasil

Um comentário para "Câmara aprova reserva de 20% de vagas para negros em concursos públicos"

  1. Carlos abril 1st, 2014 14:37 pm Responder

    Parece que mais uma vez o governo arrumou uma forma de garantir a reeleição. Será que com um ensino de qualidade, onde cada cidadão torne-ser competitivo no campo do conhecimento cotas teriam razão de existir ? Concurso público não seleciona pelo conhecimento ? Ensino de qualidade não abriria caminhos pelo mundo…. independentemente da classe, raça, cor e opção sexual ?
    As pessoas precisam ser empreendedoras, crescendo e desenvolvendo o País como um todo, não dependendo ou mesmo contanto com bolsas, cotas etc… medidas paliativas, atacando os efeitos e mascarando o grave problema educacional. Minha grande pergunta….12 anos melhoraram a educação ??

Deixe seu comentário

Veja também