Câmara inicia ações pró-equidade de gênero e raça

A Câmara deu início nesta terça-feira (20), durante cerimônia no Café do Salão Verde, às ações do programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça, um dos projetos integrantes da Política de Recursos Humanos da Casa.

 A iniciativa, coordenada pela Diretoria de Recursos Humanos, envolve o trabalho de diversos órgãos: Diretoria-Geral, Diretoria Administrativa, Diretoria Legislativa, Secretaria de Comunicação Social e Procuradoria Especial da Mulher. A solenidade integra as comemorações do 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e também alude ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial, 21 de março.

Trata-se de iniciativa do Governo Federal, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, que reafirma os compromissos de promoção da igualdade entre mulheres e homens inscrita na Constituição Federal de 1988. O programa conta com o apoio de Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT – Escritório Brasil).

Termo de adesão

Ao participar do programa, a organização assina o termo de adesão, elabora o perfil da organização (diagnóstico) e um plano de ação explicitando como vai desenvolver as ações de equidade de gênero e etnicorracial de forma transversal e interseccional dentro da organização. Ao executar as ações de maneira considerada satisfatória, a organização recebe um instrumento de gestão eficiente – o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça – e conta com divulgação nacional e internacional, por meio eletrônico e mídia espontânea, do compromisso assumido com o princípio da equidade de gênero e de raça.

Em junho de 2011, a Câmara, com o apoio da Procuradoria Especial da Mulher, aderiu ao programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República, e assumiu o compromisso de propor e executar ações no campo da gestão de pessoas e da cultura organizacional, a fim de promover um ambiente “mais justo e igualitário para homens e mulheres e pessoas de diferentes etnias”.

Em 23 de novembro de 2011, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia, e a procuradora especial da Mulher, deputada Elcione Barbalho, entregaram solenemente o Plano de Ação da Casa para a então secretária de Políticas para as Mulheres, ministra Iriny Lopes, em solenidade que reuniu parlamentares, diretores e servidores da Casa.  
Mais informações: coordenadora do programa Juliana Werneck de Souza, Diretoria de Recursos Humanos, e-mail juliana.souza@camara.gov.br , ramal 6-7032.

 

Fonte: Agência Câmara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *