Início > Notícias > CLG informa indicativo de greve na veterinária e define atividades para os próximos dias
CLG informa indicativo de greve na veterinária e define atividades para os próximos dias

O Comando Local de Greve realizou reunião, na manhã desta quinta-feira (27), na tenda de greve ao lado da FACED. Os grevistas discutiram os informes locais e nacionais do CNG-FASUBRA do dia 21 de março,  e a orientação do CNG aos Comandos Locais de realização de atividades sobre os 50 anos do golpe militar no [...]

O Comando Local de Greve realizou reunião, na manhã desta quinta-feira (27), na tenda de greve ao lado da FACED. Os grevistas discutiram os informes locais e nacionais do CNG-FASUBRA do dia 21 de março,  e a orientação do CNG aos Comandos Locais de realização de atividades sobre os 50 anos do golpe militar no Brasil, nesta primeira semana de abril.

Os servidores deram informes sobre a greve dos Hospitais Federais de Porto Alegre. São trabalhadores de quatro instituições administradas pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que definiram na segunda-feira, início a greve nas seguintes unidades: hospitais Conceição, Cristo Redentor, Fêmina, Criança Conceição e a Unidade de Pronto-Atendimento na zona norte e dos postos de saúde sob administração do GHC. Os trabalhadores do Hospital de Clínicas estão em paralisação e já tem indicativo de greve, aderindo aos trabalhadores do GHC.

Hospital Veterinário e Faculdade de Veterinária

O Comando Local de Greve da ASSUFRGS informou que na última terça-feira foi realizado reunião com os servidores do Hospital Veterinário e Faculdade Veterinária. Ambas unidades informaram que vão cumprir a agenda do CLG, e em breve vão aderir parcialmente à Greve dos TAES. Os servidores solicitaram, ainda, realização de atividade com o CLG para sensibilizar os demais colegas às pautas de greve dos técnico-administrativos.

 

Reunião com o Reitor

A ASSUFRGS participou de reunião com o Reitor, na tarde da última quarta-feira (26).

30 horas: A reitoria informou que o CONSUN formou uma outra comissão que vai emitir um parecer sobre as 30 horas. Nas palavras do reitor, dessa forma, fazer qualquer atividade sobre as 30 horas seria desrespeito com o CONSUN, uma vez que o parecer somente será emitido após a greve dos TAES.

Paridade: A reitoria também alegou que as entidades deveriam chegar a um acordo sobre formulação que avançasse sobre a questão da democracia, porém que fosse uma mediação, já que na última eleição acabou não tendo acordo e por isso se manteve “70% / 15% / 15%”.

Segundo coordenadores da ASSUFRGS, o MEC já se posicionou em relação a possibilidade de negociação de ambas as pautas, e a ANDIFES ainda não possui posição sobre os temas alegando que por isso mesmo não pode avançar o debate.

 

Acompanhe abaixo a programação definida pelo Comando Local de Greve para a próxima semana:

 

Calendário de 31/03 a 04/04

Em destaque, as atividades de Greve da Categoria

Segunda-feira dia 31 de março.

manhã:

9:00 horas: Mobilização no campus Saúde encontro no bar da ex-escola técnica;

Tarde:

 Mobilização na unidades e distribuição dos jornais;

Noite:

 17:00 horas: Divulgação da atividade da terça-feira  “Pela Democracia, Contra o Autoritarismo, Dentro e Fora da Universidade: seminário de ‘descomemoração’ do aniversário do Golpe de 1964, contra a criminalização dos movimentos sociais e pela democratização da UFRGS” e panfletagem da carta aberta a sociedade.

 

18:00 horas: no salão de atos haverá um debate sobre a ditadura.

Clique aqui e veja aqui mais informações sobre o evento: www.facebook.com/events/596526853775477

 

Terça feira dia 1 de abril.

Manhã:

 10:30 horas: Atividade de aula pública no “Monumento dos Desaparecidos”, apoiada pelo IFCH da UFRGS, local (Avenida Ipiranga com a Edvaldo Pereira Paiva).

Tarde:     

14:00 horas: Seminário natenda de greve ao lado da  Faced – “Pela Democracia, Contra o Autoritarismo, Dentro e Fora da Universidade: seminário de ‘descomemoração’ do aniversário do Golpe de 1964, contra a criminalização dos movimentos sociais e pela democratização da UFRGS” debatedores:

- Carlos Schimidt (Professor da Economia, candidato a Reitor em 2008 com uma proposta democrática para a UFRGS);

 - Silvio Ramos Correa (Servidor da UFRGS e membro da Comissão Interna de Supervisão da Carreira-CIS)

 - Lucas Maróstica (Aluno da Sociologia, membro do Bloco de Lutas processado pelas Jornadas de Junho).

 - Também comporão a mesa representantes da APG (Associação de Pós-Graduandos) e da SAJU (Serviço de Assessoria Jurídica Universitária);

 17:00 horas: Após evento caminhada até a praça argentina com panfletagem da carta aberta.

 

Quarta feira dia 2 de abril. 

Manhã:

Livre para o coletivo do comando se reúna com suas bases.

Tarde:    

14:00 horas: Panfletagem no Glênio Peres e caminha até a praça argentina.

18:00 horas: Haverá também uma caminhada do Bloco de lutas contrária o aumento de passagem, em vias de aprovação pela prefeitura.

 

Quinta feira dia 3 de abril. 

Manhã:

9:00 hora: Reunião do Comando de Greve: Local campus do Vale em frente à sede da Assufrgs. Após o término, panfletagem pelo Campus do Vale e mobilização pela Assembleia.

Tarde:    

14:00 horas:  Assembleia de greve.

Após esta assembleia iremos fazer uma caminha em solidariedade aos companheiros do Biociência, que estão sendo assediados pela direção da unidade.

 

Sexta feira dia 4 de abril. 

Manhã:

9:00 horas: Reunião das comissões na sede da Assufrgs

Tarde:    

14:00 hora: Atividade lúdica no Campus Olímpico (Esef) – Futebol e galeto. (a confirmar)

 

7 comentários para "CLG informa indicativo de greve na veterinária e define atividades para os próximos dias"

  1. Marina março 28th, 2014 18:38 pm Responder

    Onde será a atividade de segunda-feira às 17h? Não ficou claro se no campus central ou no campus saúde.

    1. Imprensa março 28th, 2014 19:41 pm Responder

      Campus saúde.

  2. Lavinia SF março 31st, 2014 22:04 pm Responder

    Nao é verdade que existe assédio aos tecnico-administrativos do Biociencias.
    Por favor, se acham isto, pedimos que se instaure processo administrativo.
    Na verdade eu me sinto neste momento assediada por estas afirmacoes divulgadas por voces na pagina da ASSUFRGS, nas redes sociais e atraves de megafones, e em assembleias. Tecnicos- Administrativos da nossa Unidade foram vaiados em Assembleia por apresentarem posicoes discordantes. Isto nao é tambem assedio?
    Foram aceitas denuncias sem nenhuma verificacao de sua verdade, a qual nego veementemente.
    Esta sendo cometida uma grande injustica e da qual pretendo me defender, inclusive por danos morais.
    Assedio pode ser de ambos os lados e eu realmente estou me sentindo assediada, moralmente atacada, sem direito de defesa.
    Lavinia Schuler-Faccini
    Vice Diretora, IB

    1. Eugenio, o Ogro, OFS abril 2nd, 2014 14:17 pm Responder

      Paz e bem!
      E se Lavinia Schuler-Faccini ganhar na justiça uma indenização,
      quem vai pagar?

      1. Maria Amelia abril 3rd, 2014 19:34 pm Responder

        Muito bom. Quero ver responder essa, madame.

  3. Lavinia SF março 31st, 2014 22:09 pm Responder

    Em continuidade ao comentario acima, esclareço tambem que recebemos a direcao da ASSUFRGS em reuniao no IB, onde esclarecemos todos os fatos.
    Eu pessoalmente tive reuniao com os tecnicos de laboratorios de ensino, e nesta reuniao se discutiu possibilidades de crescimento, combinamos que os proprios tecnicos fariam seminarios, sugeririam aulas. Foi oferecida oportunidade de cursos de capacitacao, seminarios cientificos semanais. Em conclusao, democratico, com oportunidade de participacao no processo decisorio e criativo na construcao de aulas e de qualificacao do ensino.
    Acho que voces podem conversar diretamente com eles. Imagino que eles estejam indo as assembleias e participando do movimento pois se declararam em greve. Peco que confirmem o QUANTO antes estes fatos que estou informando e nos deem um retorno.
    Lavinia Schuler-Faccini
    Vice-Diretora do IB

  4. Mario Pereira abril 1st, 2014 23:32 pm Responder

    “MEXEU COM TRABALHADOR MEXEU COM TODOS”

Deixe seu comentário

Veja também