Com 13 Teses apresentadas plenário conhece assuntos que comporão Plano de Lutas dos TAEs

Com um plenário concentrado e fracionado em forças pró e contra a atual Diretoria Nacional da Fasubra, foram apresentadas as 12 proposições que estão impressas no Caderno de Teses do XXI Confasubra e mais uma proposta por delegados presentes ao evento. Prevista para ter início às 09 horas, a apresentação só começou às 10 horas, em decorrência de uma reunião anterior da DN da Fasubra.

As apresentação das teses é um dos momentos mais importante do XXI, pois delas é que saem os pontos que comporão o Plano de Lutas, documento que trará as estratégias de ação da categoria para o biênio 2012/2014.

Foram apresentadas as teses: Os novos desafios da Fasubra; Por salário e para combater a privatização, é preciso unir os que lutam e construir uma nova direção na Fasubra; Unidade dos lutadores: Uma necessidade da categoria; Renovação Sindical; Por uma Fasubra autônoma, classita e democrática! Ousar, Lutar, Ousar Vencer!; Não temos Tempo a perder; Fasubra: Resistir é preciso; Pensar e Agir na liberdade; Tese do Coletivo Sindical; Tese do Movimento e Tese Por uma Fasubra Unitária Classita de Luta. Também foi conhecida pelos delegados a Tese do Movimento Unidos para Resistir (MUR).

Em resumo, as teses ratificam a necessidade de intensificar as ações para garantir e ampliar os direitos dos técnico-administrativo frente à conjuntura nacional e internacional que afeta os trabalhadores de toda a América Latina, em decorrência da crise econômica, e suas repercussões negativas no mundo do trabalho.

Todos os palestrantes criticaram firmemente a posição intransigente do governo de não conceder reajuste para a categoria e não respeitar o acordo fechado após a greve de 2007, e chamaram a categoria para sair do XXI Congresso com um posicionamento firme.

Os oradores alertaram os delegados para investir na luta com o objetivo que não se repita, agora, o fracasso da greve de 2011, que não conseguiu incluir no orçamento deste ano recursos para valorização do Vencimento Básico, e nem barrar a aprovação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que posteriormente sancionada pelo Governo Federal, deu início à privatização dos hospitais universitários. Uma das propostas é de que a Fasubra e toda a sua base, participe ativamente do Dia Nacional de Lutas, no próximo dia 25 de abril, com paralisação das atividades nas universidades.

A apresentação das teses foi marcada, ainda, pelas manifestações intensas do plenário, onde parte rechaça veementemente a filiação da Fasubra a alguma central sindical, e a maior parte disputa a refiliação à CUT. A decisão de não integrar centrais sindicais foi tomada pela categoria, através dos delegados que participaram do XX Confasubra, também realizado em Poços de Caldas (MG) em 2009.

Os apresentadores aproveitaram o momento de defesa de teses para criticar uma série de ações adotadas pelo Governo Federal que suprimem direitos dos servidores federais, tais como a aprovação do Funpresp, o privilégio que seria dado a investimentos na terceirização dos serviços públicos e a manutenção do PL 549, que congelaria os salários dos servidores por 10 anos.

Texto – Carla Jurumenha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *