Comitê de evento temático já funciona em Porto Alegre

Inscrições de atividades se encerram nesta sexta-feira

Grupo trabalha nos preparativos da edição de 2012 em sala no Memorial do Rio Grande do Sul

Uma sala no térreo do Memorial do Rio Grande do Sul, no Centro de Porto Alegre, abriga o comitê organizador da edição descentralizada de 2012 do Fórum Social Mundial (FSM) na Região Metropolitana de Porto Alegre.

 O evento, que está sendo chamado de Fórum Social Temático, acontece entre 24 e 29 de janeiro na Capital, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. A três semanas do encontro, um grupo de cerca de 20 pessoas dá expediente diário no comitê de Porto Alegre. Ontem à tarde, por volta das 16h, quatro pessoas estavam trabalhando nos preparativos do Fórum.

 Uma delas era a secretária-executiva do comitê estadual do FSM, Ângela Ceccon. Ela conta que o sistema de hospedagem solidária para receber participantes de outros estados e países está tendo boa procura. Será utilizada a ferramenta da internet Couch Surfing (surfista de sofá, em traduação livre), em que os interessados em receber visitantes e em utilizar a hospedagem solidária se cadastram previamente.

 Além disso, milhares de jovens devem ser atraídos para o Acampamento da Juventude, que volta a ser realizado no Parque da Harmonia, em Porto Alegre. A rede hoteleira também deve ter um período bem movimentado.

 O coordenador do comitê do FSM Temático, Mauri Cruz, estima que pelo menos 30 mil pessoas irão participar desta edição. Até o momento, já são mais de 400 atividades autogestionárias – promovidas por pessoas ou Organizações Não Governamentais (ONGs) – confirmadas. As inscrições se encerram nesta sexta-feira.

 O site do Fórum, www.fstematico2012.org.br, também está recebendo inscrições para o Acampamento da Juventude, de participantes e de voluntários para trabalhar no evento. No próximo dia 17 de janeiro acontecerá uma reunião na sede do comitê para orientar os voluntários.

 Além das atividades autogestionárias, haverá painéis com personalidades como Boaventura de Souza Santos, Ignacio Ramonet, Emir Sader, José Graziano e João Pedro Stédile. Também está prevsita a Marcha de Abertura, na tarde do dia 24, saindo do Largo Glênio Peres, e shows nas quatro cidades.

 Durante o evento também deverá ocorrer um encontro com os presidentes do Mercosul. São aguardados para um painel os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff; do Paraguai, Fernando Lugo; do Uruguai, José Pepe Mujica; e da Argentina, Cristina Kirchner.

 Em Porto Alegre, o Fórum Temático ocorrerá no Parque da Harmonia, campus central da Ufrgs (faculdades de Arquitetura, Educação e Direito), Assembleia Legislativa, Câmara Municipal e Usina do Gasômetro.

 Cruz já solicitou uma reunião com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), para falar sobre a Usina. A organização do evento está preocupada com os problemas de infraestrutura do local, que está interditado pela Justiça.

Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *