Início > Notícias > Conselho de Delegados aprova Calendário de Lutas
Conselho de Delegados aprova Calendário de Lutas

Campanha Salarial, CONFASUBRA e CONASSUFRGS foram pautas da reunião do Conselho de Delegados, no ultimo dia 18 (quarta-feira).

 No ultimo dia 18, quarta-feira, o conselho de delegados se reuniu na sede da Assufrgs para debater a seguinte pauta: informes; campanha salarial 2015; CONFASUBRA/CONASSUFRGS; defesa da Universidade pública, de qualidade e democrática; assuntos gerais.

 Na reunião, foi referendada, também, a substituição do coordenador da pasta de Formação Política e Sindical Cleber Petró pela coordenadora Sandra de Brito, a qual tomou posse pelo Coletivo Tribo.

A reunião seguiu com os informes da Plenária da Fasubra (7 e 8 de março) e discussão sobre a Campanha Salarial 2015. Devido ao momento político que se apresenta, a discussão foi norteada por diversas analises em relação  ao fortalecimento e organização da direita brasileira, do significado dos atos dos dias 12, 13 e 15 de março, a caracterização do ato do dia 15 e a influência do processo político geral sobre a nossa luta.

  Após ampla discussão, os delegados chegaram ao consenso de que, para os trabalhadores, a defesa de seus direitos e da luta por melhores condições de vida depende se sua capacidade de união, para fazer frente ao controle dos setores reacionários sobre o governo.

 Os delegados, ainda, debateram a necessidade de articulação de um movimento amplo de apoio à universidade pública, de qualidade e democrática, que reúna técnicos, alunos, docentes e a administração central, além de outras universidades e setores da educação estadual e municipal. Também foi dado o informe de que o PL 4330, que amplia as possibilidades de terceirização, será votado dia 7 de abril pela Câmara dos Deputados, em razão disso, os presentes deliberaram por articular um ato de repúdio ao projeto.

 Por aclamação, foram aprovados os seguintes encaminhamentos:

 - aumento no número de participantes da Comissão organizadora do CONASSUFRGS. A nova composição terá 10 pessoas, cinco do Conselho de Delegados e cinco da Coordenação. Pelo Conselho, além dos nomes escolhidos na reunião do dia 22 de janeiro, passam a integrar a comissão Marisane Odorizi e Mariane Quadros;

 - calendário de lutas: paralisações dias 26/3, 07/04 e 16/04

 → 26/03: em defesa da educação e da Universidade;

 → 07/04: contra a aprovação do PL 4330, que amplia a terceirização (o PL 4330 estará em pauta, no dia 07/04, no Congresso Nacional);

 → 16/04: Assembleia de Escolha de Delegados para o CONFASUBRA.

 - uma comissão do Conselho de Delegados vai, junto com a Coordenação da Assufrgs, organizar o ato do dia 26/3. Eles ficarão também responsáveis por redigir um manifesto em defesa do direito dos trabalhadores e da universidade;

 - as reuniões do Conselho passarão a ser itinerantes. A próxima reunião vai ser realizada na UFCSPA.

 

Um comentário para "Conselho de Delegados aprova Calendário de Lutas"

  1. Luci Mari março 19th, 2015 21:58 pm Responder

    Já que teremos reunião do Conselho itinerante (nas unidades) que será a descentralização dos encontros, então já coloco minha unidade á disposição para reuniões do conselho de Delegados Sindicais da ASSUFRGS para socializar as pautas com os companheiros/as do DAS/PROGESP (Departamento de Atenção á Saúde da Pro Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRGS).
    Luci Mari Castro L. Jorge
    Conselheira Sindical do DAS.

Deixe seu comentário

Veja também