Início > Notícias > Consulta para eleição da diretoria do IFCH será paritária
Consulta para eleição da diretoria do IFCH será paritária

Calculo de paridade foi apresentado por comissão integrada por técnicos, representantes dos departamentos docentes e alunos.

O Conselho da Unidade do IFCH da UFRGS aprovou por ampla maioria uma fórmula de cálculo paritária para a computação dos votos da consulta à comunidade do instituto, tendo em vista a escolha do próximo diretor ou diretora.

A fórmula foi elaborada por uma comissão designada pela direção do instituto para trabalhar numa proposta de proporcionalidade na consulta. Fizeram parte dessa comissão um representante de cada departamento docente e mais três técnico-administrativos. Os estudantes foram chamados para ocupar duas vagas na comissão, porém não apresentaram nomes. A proposta foi aprovada pelo conselho por 18 votos a 03.

Tiago Magalhaes Ribeiro, técnico em assuntos educacionais do IFCH e um dos membros da comissão, salienta que a confirmação de um calculo paritário na consulta para a direção do instituto, que deve ocorrer em outubro, já sinaliza avanços positivos. “Agora inicia a fase da montagem das chapas concorrentes. Antes, com a proposta de 70/15/15, havia a previsão de apenas uma chapa concorrendo para a direção. Agora, após a aprovação de paridade, já é visível uma movimentação no instituto para que novas candidaturas sejam apresentadas. Faz tempo que não existe um debate positivo sobre a eleição para a direção e esse movimento paritário chegou para proporcionar mais envolvimento dos servidores na elaboração de uma próxima gestão do IFCH.” Além de um maior envolvimento dos servidores, esperasse com a aprovação da paridade uma maior participação dos estudantes. 

Além do IFCH, FACED também está discutindo paridade na consulta, já a Biblioteca Central teve a escolha da sua nova diretoria via consulta paritária.

Este post ainda não foi comentado. Seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Veja também