Coordenação da ASSUFRGS reúne com nova gestão do IFRS

Os coordenadores da ASSUFRGS Frederico Bartz, Coordenador Geral, Bernadete Menezes, Coordenadora de Imprensa, Juliana Prediger, Coordenadora de Formação e  Andreia Bos, Coordenadora Jurídica estiveram reunidos no dia 29 de fevereiro na Reitoria do (IFRS) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves. A reunião coordenada pelo recém empossado Reitor Profº. Oswaldo Cazares Pinto e pró-reitores de Ensino, pesquisa e extensão, foi bastante produtiva.

Na oportunidade a Coordenação da ASSUFRGS elencou 4 pontos: 1. Processo de Flexibilização 2. Composição no CONSUP(Conselho Superior) 3. Processo de Remoções 4. Liberação sindical.

Sobre o primeiro ponto o reitor informou que na sexta passada concluiu-se o prazo para a análise dos processos de flexibilização. Diante disso a Assufrgs solicitou a formação de uma Comissão com caráter de instância recursal, para a qual o servidor poderá recorrer para realizar ajustes nos Planos de Trabalho. No segundo ponto a Assufrgs levantou o debate sobre a quebra da paridade garantida em lei e não respeitada pela administração quando esta incluiu no Conselho Superior os Diretores dos Campi, distorcendo a forma de representação. O reitor argumentou que a lei prevê paridade apenas na representação das categorias; diante do impasse ficou encaminhado o debate para o Consup. No terceiro ponto, questionado pela Assufrgs sobre a rotina dos processos de remoção, o Reitor informou que eles continuarão normalmente de acordo com a normatização. No último ponto a Assufrgs levantou a questão da liberação dos coordenadores para atividades sindicais, amparada em decisão do STF, nas Convenções da OIT (das quais o Brasil é signatário), além de decisão do MPOG. Neste último item, o Reitor Oswaldo informou que no tocante à liberação de servidores, não existe nenhum problema e a reitoria irá encaminhar um documento aos diretores de campi, atendendo a solicitação da ASSUFRGS, levando esta decisão ao conhecimento dos mesmos em reunião de dirigentes.

Finalizado a reunião ficou definido que será enviado para a reitoria os temas abordados por escrito encaminhando os pontos relativos ao Consup para esta instância. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *