Crise política? Políticos corruptos são financiados por empresas

A corrupção é tema comum dos grandes jornais, ainda mais agora com as denúncias envolvendo a Petrobras e Operação Lava Jato. O que pouco se divulga nesses noticiários é que todo o político corrupto tem alguém que o corrompa. As campanhas eleitorais recebem milhões de reais em doações de grandes empresas. O resultado óbvio disso é que os patrocinadores cobram retorno de seus investimentos aos políticos eleitos. Essa é a principal origem da corrupção.

O Supremo Tribunal Federal está julgando uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN 4650) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que visa tornar inconstitucional o financiamento de campanhas eleitorais por empresas.  O argumento da OAB é o de que a Constituição determina que todo o poder emana do povo, e que as empresas não podem ser consideradas povo. Ao financiarem candidatos, as empresas estariam ferindo a Constituição. A ADIN já teve seis votos favoráveis de ministros do STF, mas está há dez meses paralisada após o pedido de vistas do Ministro Gilmar Mendes.

O cientista político da UniRio João Roberto Lopes Pinto comentou em entrevista a Revista Fórum a demora do ministro do STF em devolver a ADIN. “Isso mostra a relação do STF com o poder econômico. É completamente insustentável a postura do Gilmar Mendes”, afirma.

Coalizão pela Reforma Política Democrática

O Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dentre outras entidades, estão organizando um abaixo assinado para um projeto de lei de reforma política. Para saber como é esse projeto de lei e o que fazer para aderir a campanha, acesse http://www.reformapoliticademocratica.org.br/

Com informações do Portal Fórum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *