De onde vem a proposta de 27% de reajuste no Serviço Público Federal?

Em debate provido pela Assufrgs no Dia Nacional de Lutas da FASUBRA (03/03/15), Ricardo Franzoi do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) decompôs o índice de reajuste para perdas salariais para explicar de onde vem o valor 27,3%.

Segundo ele quando se faz determinado cálculo para o serviço público, há uma série de arbitragens levadas em consideração. O DIEESE apresenta um conjunto de indicadores, e as centrais sindicais que vão definir até onde se pode chegar, pois são elas que tem contato diretamente com o conjunto dos trabalhadores, e explica:

“Esse índice tem um conjunto de arbitragens e não necessariamente representa a defasagem do salário dos diversos setores ou planos de cargos e salários. São levados em consideração os seguintes elementos para os 27,3%:

Se usou como data-base o mês de agosto de 2010 – pois foi o último reajuste do servidor federal que foi linear, ou seja, não foi diferenciado entre as diversas categorias:

Estimativa de inflação – com proposta de reajuste para julho de 2016. Pegamos a estimativa do Banco Central, que é o indicador que o mercado está aceitando e o governo se baseia para definir a política econômica de metas inflacionarias;

Então você tem uma inflação prevista de quase 44% entre agosto de 2010 até julho de 2016. Os 15,8% é as três parcelas do último acordo de greve em 2012. Descontando dos 44% estes 15% vai resultar 24%, entrando mais 2% de aumento real, que vai resultar nos 27,3%.

Esta conta não é apenas de somar ou subtrair: é uma conta que é um acumulado, é uma proporção.

Os 27,3% é basicamente uma diferença da inflação de agosto de 2010 a julho de 2016, menos as três parcelas de 5% concedidas, mais 2% de aumento real”, explicou Ricardo Franzoi aos técnico-administrativos paralisados nesta última terça (03), que debateram sobre a campanha salarial e os desafios dos trabalhadores nesta luta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *