Início > Notícias > De onde vem a proposta de 27% de reajuste no Serviço Público Federal?
De onde vem a proposta de 27% de reajuste no Serviço Público Federal?

Entenda o cálculo técnico que levou ao índice de reajuste proposto pelos sindicatos de servidores públicos Federais. Em debate promovido pela Assufrgs, Ricardo Franzoi do DIEESE abordou o tema.

Em debate provido pela Assufrgs no Dia Nacional de Lutas da FASUBRA (03/03/15), Ricardo Franzoi do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) decompôs o índice de reajuste para perdas salariais para explicar de onde vem o valor 27,3%.

Segundo ele quando se faz determinado cálculo para o serviço público, há uma série de arbitragens levadas em consideração. O DIEESE apresenta um conjunto de indicadores, e as centrais sindicais que vão definir até onde se pode chegar, pois são elas que tem contato diretamente com o conjunto dos trabalhadores, e explica:

“Esse índice tem um conjunto de arbitragens e não necessariamente representa a defasagem do salário dos diversos setores ou planos de cargos e salários. São levados em consideração os seguintes elementos para os 27,3%:

Se usou como data-base o mês de agosto de 2010 – pois foi o último reajuste do servidor federal que foi linear, ou seja, não foi diferenciado entre as diversas categorias:

Estimativa de inflação – com proposta de reajuste para julho de 2016. Pegamos a estimativa do Banco Central, que é o indicador que o mercado está aceitando e o governo se baseia para definir a política econômica de metas inflacionarias;

Então você tem uma inflação prevista de quase 44% entre agosto de 2010 até julho de 2016. Os 15,8% é as três parcelas do último acordo de greve em 2012. Descontando dos 44% estes 15% vai resultar 24%, entrando mais 2% de aumento real, que vai resultar nos 27,3%.

Esta conta não é apenas de somar ou subtrair: é uma conta que é um acumulado, é uma proporção.

Os 27,3% é basicamente uma diferença da inflação de agosto de 2010 a julho de 2016, menos as três parcelas de 5% concedidas, mais 2% de aumento real”, explicou Ricardo Franzoi aos técnico-administrativos paralisados nesta última terça (03), que debateram sobre a campanha salarial e os desafios dos trabalhadores nesta luta.

2 comentários para "De onde vem a proposta de 27% de reajuste no Serviço Público Federal?"

  1. Evaldo Lopes março 16th, 2015 00:07 am Responder

    Estou de acordo com esse reajuste, nos técnicos merecemos isso e muito mais, o que não pode acontecer é a desigualdade entre os técnicos em administração no setor publico federal, temos que lutar por dias melhores pra nossa categoria pra isso acontecer teremos que unir as centrais sindicais de todo país por um objetivo.

  2. Antonio JOsé Alves de Arauújo. julho 30th, 2015 08:27 am Responder

    O governo precisa repor a inflação dos anos anteriores.

Deixe seu comentário

Veja também