Deu na mídia: (CP) Estudantes da Ufrgs fazem vigília antes de sessão que pode mudar sistema de cotas

Cerca de 70 estudantes ocuparam, no fim da tarde desta quinta-feira, o saguão da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O grupo pretende passar a madrugada no local. A meta é fazer pressão para que não seja cancelada a votação do Conselho Universitário (Consun) sobre as mudanças no sistema de reserva de vagas na instituição, programada para as 8h30min desta sexta.

 Com cartazes solicitando “Mais Cotas na Ufrgs Já”, a conselheira representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Nina Becker estima que o número de manifestantes aumente até o início da reunião. Ela frisou que a ocupação é pacífica.

 Mesmo com a ocupação, as portas da Reitoria devem permanecer abertas para que não haja conflitos contra os vigilantes do complexo universitário.

 O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul já analisou as alterações sugeridas no programa de ações afirmativas da instituição. A proposta prevê ampliar a reserva de vagas de 30% para 40%, para alunos egressos da rede pública de ensino, e manter, pelo menos até 2022, o atual sistema de cotas, com metade das vagas de reserva destinada a egressos do ensino público e metade a estudantes autodeclarados negros também provenientes de escola pública.

 Em 20 de junho, três pedidos de vista adiaram a decisão em duas semanas e a universidade espera, agora, o texto final, para concluir o edital do vestibular de 2013.

 O DCE pede reserva de 50%. A entidade quer, ainda, a desvinculação da questão social da racial, para que os negros tenham acesso à universidade através das cotas mesmo que tenham estudado em escola particular. O Diretório ainda defende que sejam excluídos do sistema de cotas os oriundos de escolas militares, que possuem ensino diferenciado e não são subordinados ao Ministério da Educação (MEC). Outro ponto em debate é a proibição, a partir de agora, de que o candidato a cotista já tenha outro curso superior.

 http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=450155

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *