Deu na mídia (CP) Servidores em greve ocupam reitoria da Ufrgs

Acampamento ocorrerá por 36 horas em 60 universidades do País

Servidores em greve ocupam reitoria da Ufrgs Crédito: Tarsila Pereira

Servidores em greve ocupam reitoria da Ufrgs

Crédito: Tarsila Pereira

 Cerca de 100 servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) ocuparam na manhã desta terça-feira a reitoria e devem permanecer no local até o final da tarde desta quarta-feira. O acampamento ocorre em 60 universidades do País, em meio à paralisação que já atinge mais de 50 institutos federais.

 A presidente da Associação dos Servidores da Ufrgs e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Assufrgs), Bernardete Menezes, explica que o protesto foi motivado pelo possível corte de ponto dos grevistas, determinado pelo governo federal. Uma reunião está marcada para as 14h em Brasília entre o Ministério da Educação e reitores das universidades, para tratar da questão.

 Bernardete conta que a paralisação, iniciada no dia 11 de junho, tem adesão de cerca de 60% dos 2,6 mil trabalhadores da Ufrgs. Conforme ela, cerca de 80% dos servidores possui graduação e mestrado, mas isso não é valorizado. A categoria pede que seja implantado piso de três salários mínimos, já que hoje o salário básico é de R$ 1.034.

 Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Centro do Estado, onde também ocorre a ocupação, representantes dos comandos locais de rreve de estudantes, docentes e técnicos-administrativos participaram de uma reunião com o reitor em exercício, professor Dalvan José Reinert, na qual foi entregue um documento com reivindicações. Ele, que já havia se dito contra o corte de ponto, manifestou apoio às pautas reivindicadas no documento.

http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=442213

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *