Deu na mídia: (G1) Servidores federais protestam com bloqueio de trânsito em Porto Alegre

31/07/2012 08h32 – Atualizado em 31/07/2012 10h17

Servidores federais protestam com bloqueio de trânsito em Porto Alegre

Em greve, técnicos e professores pedem respostas do governo.
Manifestação começou na ponte do Guaíba, com congestionamento.

 

Do G1 RSManifestantes bloqueiam ponte do Guaíba, em Porto Alegre (Foto: Roberta Salinet/RBS TV)

Manifestantes bloqueiam ponte do Guaíba, em Porto Alegre (Foto: Roberta Salinet/RBS TV)

 

 

Servidores federais de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul realizaram manifestação na manhã desta terça-feira (31), que se iniciou na ponte do Guaíba e tem previsão de terminar no Largo Glênio Peres, na capital gaúcha. Técnicos da UFRGS, UFCSPA, IF-RS e outras instituições intensificam atividades nesta semana em protesto contra a decisão do governo federal de adiar respostas à categoria em greve, do dia 31 de julho para 13 de agosto.

Protesto reuniu técnicos e professores (Foto: Roberta Salinet/RBS TV)
Protesto reuniu técnicos e professores
(Foto: Roberta Salinet/RBS TV)

“Obstruímos o trânsito para chamar atenção, já que a reunião que aconteceria hoje foi suspensa”, afirmou ao G1 a coordenadora geral da Associação dos Servidores da UFRGS (Assufrgs), Bernadete Menezes. Ela não deu previsão para a liberação do trânsito.

Segundo a coordenadora, cerca de 10 ônibus, além de vans, se deslocaram para a ponte do Guaíba para o protesto, com a participação de servidores do interior, como da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O governo tem até o dia 31 de agosto para incorporar ou não à proposta do Orçamento da União 2013, alguma indicação de reajuste salarial para o funcionalismo no ano que vem. Os servidores querem reajuste salarial linear de 22%.

Trânsito começou a ser liberado após cerca de uma hora de bloqueio (Foto: Leonardo Ferreira/RBS TV)
Trânsito começou a ser liberado após cerca de uma hora de bloqueio (Foto: Leonardo Ferreira/RBS TV)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não estima o tamanho do congestionamento. O bloqueio ocorreu nos dois sentidos do km 97 da BR-290. Em um primeiro momento, por volta das 8h, os manifestantes bloquearam o sentido capital-interior, depois também o interior-capital. Pouco antes das 9h, o tráfego começou a ser liberado para motociclistas e, totalmente, no sentido capital-interior. Viaturas policiais acompanham o movimento.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) avisa que a manifestação continua pela Avenida Castelo Branco, no sentido interior-capital, seguindo pelas Avenidas Mauá e Borges de Medeiros, até o Largo Glênio Peres. A orientação é para que os motoristas optem por transitar por outras avenidas, como Farrapos ou Voluntários da Pátria.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/07/servidores-federais-protestam-com-bloqueio-de-transito-em-porto-alegre.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *