Início > Notícias > Dia do Servidor Público – Assufrgs promove debate sobre Plano Nacional de Educação
Dia do Servidor Público – Assufrgs promove debate sobre Plano Nacional de Educação

9 horas café da manhã às 9 horas em frente à Faced10 horas Debate Sobre Plano Nacional de EducaçãoPalestrantes: Neiva Lazarotto – vice-presidente Cpers Mateus Fiorentini – ex-diretor UNE Professora da Faced – a confirmar Assembléia decide pela manutenção do feriado O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Maurício Viegas e a sua vice, Vânia Pereira, [...]

9 horas café da manhã às 9 horas em frente à Faced

10 horas Debate Sobre Plano Nacional de Educação

Palestrantes: Neiva Lazarotto – vice-presidente Cpers
Mateus Fiorentini – ex-diretor UNE
Professora da Faced – a confirmar

Assembléia decide pela manutenção do feriado

O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Maurício Viegas e a sua vice, Vânia Pereira, participaram da Assembléia do dia 21 de outubro e demonstraram seu apoio a luta dos servidores, mas informou que no Dia do Funcionário Público serão realizadas diversas atividades entre elas um Show de talentos da Ufrgs.
A assembléia aprovou por unanimidade que na quarta-feira 28 de Outubro Dia do Servidor Público os técnico-administrativos da Ufrgs irão fazer feriado, apesar das atividades que a Progesp irá  realizar.



Este tema foi muito debatido na assembléia realizada pela Assufrgs no dia 8/10.

O Dia do Funcionario Público simplesmente foi excluído do calendário de feriados da universidade. O Ministério do Planejamento antecipou o Ponto Facultativo, para o dia o 26 (segunda-feira), porque cai numa quarta-feira.

Porém devido aos 15 dias de paralisação por causa da gripe A, o CEPE decidiu e o Reitor assinou uma portaria, não garantindo o direito dos funcionários ao feriado, porque as aulas de segunda-feira já estão muito prejudicadas. Os servidores argumentaram que neste período eles trabalharam inclusive se expondo ao risco da gripe, que somente as gestantes, os estudantes e os professores não trabalharam.

A assufrgs têm recebido diversos questionamentos dos colegas técnicos-administrativos indignados com esta posição da Reitoria e do CEPE, além dos presentes na Assembléia, que decidiram que a Assufrgs irá encaminhar um ofício ao Reitor pela manutenção do feriado. Pode ser num outro dia, pois se é ponto facultativo pode ser inclusive na quarta-feira (28) . Conforme a resposta a Assufrgs pretende realizar algum tipo de mobilização neste dia.

As intervenções deixaram claro que o Dia do Funcionário Público é mais um direito que estão retirando dos servidores públicos. Segundo as últimas pesquisas do IPEA o índice de produtividade do setor público vem aumentando e inclusive está acima da iniciativa privada.
Portaria do Reitor regulamenta os dias letivos (02/10/2009)

Em virtude do adiamento do início do segundo semestre letivo em razão da gripe H1N1, o Reitor da UFRGS assinou a Portaria 5053,de 1º de outubro de 2009, regulamentando alterações no calendário acadêmico.

Os dias em que não haverá aulas e nem expediente administrativo na Universidade são:
 
12/10 – Nossa Senhora Aparecida,
02/11 – finados,
15/11 – Proclamação da República,
24/12 – Após as 14 h – Véspera de Natal,
25/12 – Natal e 31/12 – Após as 14 h – Véspera de Ano Novo.

Veja também